PF e Receita Federal desarticulam esquema de influenciadores que fraudaram importação de celulares

Foto: Recorte

MANAUS | A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (28), a operação “Hidden Circuit”, que visa desarticular um grupo criminoso que importava ilegalmente aparelhos celulares. Os agentes realizaram diligência em uma loja localizada na rua São Luiz, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus.


No local, agentes apreenderam aparelhos eletrônicos e documentos que passarão por perícia. Ninguém foi preso durante a operação.

De acordo com as investigações, influenciadores digitais que atuam como “coaches” ministravam aos seguidores nas redes sociais cursos ensinando a fazer a importação dos produtos sem o recolhimento de impostos e como proceder para se esconderem das autoridades. Além do Amazonas, a operação ocorreu em Goiás, Mato Grosso, e Tocantins.

Durante a operação foram cumpridos 76 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. A investigação aponta que prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 80 milhões por ano, somente em tributos federais sonegados.

Ainda conforme a PF, as empresas envolvidas têm uma movimentação financeira milionária, com utilização de criptomoedas para realizar as transações ilegais e a lavagem de capitais oriundos dos crimes praticados.

A investigação é decorrente do desdobramento da Operação Mobile, deflagrada em abril deste ano a partir da prisão em flagrante de vários transportadores de mercadorias, especialmente eletrônicos, sem os pagamentos dos devidos tributos.

Artigo anteriorPrefeitura entrega ‘Relógio da Paz’ na escola municipal Sérgio Augusto Pará
Próximo artigoBolsa Família: Governo propõe biometria e regras mais rígidas para famílias de uma pessoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui