Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais

Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais/Foto: Divulgação

Música, tinta, pincel e muita risada. A Oficina de Mães realizada nas últimas duas semanas no Colégio Martha Falcão e Pinocchio Centro Educacional rendeu algumas horas de diversão e descobertas para as crianças e as mães. A atividade buscou ajudar a fortalecer vínculos emocionais, além de criar intimidade entre mãe e filho, o que é algo muito importante para a autoconfiança e aceitação da criança, fazendo com que estes momentos sejam de grande importância para o desenvolvimento infantil.

Entre as mães que participaram da oficina estava a professora Cristiane Silva, mãe da Maria, que viu na pintura uma oportunidade de realizar uma atividade com a filha. “Pintar é sempre uma atividade prazerosa e com ela foi maravilhoso. Colocamos um pouco de mim e dela nas cores e nos desenhos e eu acho que o resultado ficou bastante interessante”, disse.

E é o que também destaca a psicóloga Carla Dimarães. “Tanto os pais quanto as crianças ficaram bastante emocionadas durante a Oficina de Mães e com a minha filha Maria Clara não foi diferente. Foi uma atividade cheia de sentimentos e emoção, percebíamos isso em todos os desenhos bastante coloridos”, disse a mãe sorridente.

A médica Luciana Batista conta que a atividade foi uma oportunidade para fazer algo com a sua filha Amanda. “Além dela, tenho também a Isabela e o Felipe, no dia a dia estamos sempre juntos, mas com a correria muitas vezes não tem como dar uma atenção exclusiva para cada um e foi exatamente isso que tornou a oficina diferente e a Amanda estava bastante ansiosa por isso, até acordou no meio da noite pensando que já estava na hora”, relata.

Sair da rotina e tirar a manhã para pintar com o filho também foi motivo de comemoração para a médica Elizangela Santana, que viu na Oficina das Mães uma forma de passar mais tempo com o pequeno Henri. “Até eu mesma pude reviver a minha infância e colocar a criatividade e imaginação para funcionar”, brincou.

Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais/Foto: Divulgação

Já a advogada Miúcha Favacho destaca que atividades como essas são essenciais para trabalhar além do cognitivo dos alunos do Colégio Martha Falcão. “Trabalhar o lado emocional também é muito importante para o desenvolvimento do emocional das crianças”, comentou a mãe do Aristeu.

A diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza, aponta que pintar auxilia no desenvolvimento da individualidade, da autoestima e das habilidades para resolver problemas. A educadora cita que, inclusive, é uma atividade bastante usada como tratamento terapêutico. “Ajuda a reduzir a ansiedade, aumenta a coragem interior e desenvolve expectativas”, disse a professora.

Durante a atividade de pintar, o cérebro das crianças também vira uma verdadeira festa, pois do lado esquerdo dele funciona a execução lógica. Já o lado direito atua nas áreas da criação e do imaginário. A continuidade dessa prática faz com que o cérebro desenvolva cada vez mais essas capacidades.

A professora Nelly explica que por meio da pintura os pequenos podem manifestar o que sentem, o que desejam e como aprendem as coisas usando uma maneira diferente de comunicação. “Ao pintar, as crianças fazem dos pincéis, tintas e telas intérpretes das suas emoções e dos seus pensamentos. Com isso, amenizam a timidez, trabalham a comunicação verbal e interagem com o mundo em que vivem”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui