Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais

Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais/Foto: Divulgação

Música, tinta, pincel e muita risada. A Oficina de Mães realizada nas últimas duas semanas no Colégio Martha Falcão e Pinocchio Centro Educacional rendeu algumas horas de diversão e descobertas para as crianças e as mães. A atividade buscou ajudar a fortalecer vínculos emocionais, além de criar intimidade entre mãe e filho, o que é algo muito importante para a autoconfiança e aceitação da criança, fazendo com que estes momentos sejam de grande importância para o desenvolvimento infantil.


Entre as mães que participaram da oficina estava a professora Cristiane Silva, mãe da Maria, que viu na pintura uma oportunidade de realizar uma atividade com a filha. “Pintar é sempre uma atividade prazerosa e com ela foi maravilhoso. Colocamos um pouco de mim e dela nas cores e nos desenhos e eu acho que o resultado ficou bastante interessante”, disse.

E é o que também destaca a psicóloga Carla Dimarães. “Tanto os pais quanto as crianças ficaram bastante emocionadas durante a Oficina de Mães e com a minha filha Maria Clara não foi diferente. Foi uma atividade cheia de sentimentos e emoção, percebíamos isso em todos os desenhos bastante coloridos”, disse a mãe sorridente.

A médica Luciana Batista conta que a atividade foi uma oportunidade para fazer algo com a sua filha Amanda. “Além dela, tenho também a Isabela e o Felipe, no dia a dia estamos sempre juntos, mas com a correria muitas vezes não tem como dar uma atenção exclusiva para cada um e foi exatamente isso que tornou a oficina diferente e a Amanda estava bastante ansiosa por isso, até acordou no meio da noite pensando que já estava na hora”, relata.

Sair da rotina e tirar a manhã para pintar com o filho também foi motivo de comemoração para a médica Elizangela Santana, que viu na Oficina das Mães uma forma de passar mais tempo com o pequeno Henri. “Até eu mesma pude reviver a minha infância e colocar a criatividade e imaginação para funcionar”, brincou.

Pintar com os filhos ajuda a fortalecer vínculos emocionais/Foto: Divulgação

Já a advogada Miúcha Favacho destaca que atividades como essas são essenciais para trabalhar além do cognitivo dos alunos do Colégio Martha Falcão. “Trabalhar o lado emocional também é muito importante para o desenvolvimento do emocional das crianças”, comentou a mãe do Aristeu.

A diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza, aponta que pintar auxilia no desenvolvimento da individualidade, da autoestima e das habilidades para resolver problemas. A educadora cita que, inclusive, é uma atividade bastante usada como tratamento terapêutico. “Ajuda a reduzir a ansiedade, aumenta a coragem interior e desenvolve expectativas”, disse a professora.

Durante a atividade de pintar, o cérebro das crianças também vira uma verdadeira festa, pois do lado esquerdo dele funciona a execução lógica. Já o lado direito atua nas áreas da criação e do imaginário. A continuidade dessa prática faz com que o cérebro desenvolva cada vez mais essas capacidades.

A professora Nelly explica que por meio da pintura os pequenos podem manifestar o que sentem, o que desejam e como aprendem as coisas usando uma maneira diferente de comunicação. “Ao pintar, as crianças fazem dos pincéis, tintas e telas intérpretes das suas emoções e dos seus pensamentos. Com isso, amenizam a timidez, trabalham a comunicação verbal e interagem com o mundo em que vivem”, acrescentou.

Artigo anteriorEnteado mata padrasto com facada no peito durante o Dia das Mães, em Manaus
Próximo artigoPoliciais militares da 19ª Cicom realizam visitas às mães de sua área de atuação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui