Pleno do TCE autoriza inspeção extraordinária na Seminf

Foto: Ana Cláudia Jatahy

A pedido da vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos, o colegiado do TCE aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (9), a realização de uma inspeção extraordinária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf) por indícios de irregularidades, como o descontrole do órgão na aquisição e aplicação de material asfáltico, que podem causar danos aos cofres públicos.


Relatora das contas da Seminf, a conselheira Yara Lins dos Santos fez a solicitação ao tomar conhecimento da notificação nº 213/2016 — feita em dezembro passado pela Diretoria de Controle Externo da Administração Direta de Manaus (Dicad-MA) — ao ordenador de despesas da Seminf, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, cujo teor foi considerado por ela como temeroso ao erário.

O setor técnico do TCE também solicitou à conselheira, por meio de medida cautelar que ainda está em tramitação, a suspensão de qualquer pagamento a título de aquisição de massa asfáltica até que seja implantado pela Seminf um controle de recebimento e aplicação dos materiais. A cautelar ainda será apreciada.

Foto: Ana Cláudia Jatahy

No expediente encaminhado à Seminf, ao qual foi pedido prorrogação de prazo, a Dicad-MA identificou 13 irregularidades e pediu esclarecimentos de todos os itens, entre eles a falta de comprovantes de quitações de despesas e abastecimentos de carros oficiais nos finais de semana (fora do horário permitido), a identificação de restos a pagar R$ 20 milhões acima do que havia em caixa, compras aleatórias, sem a comprovação na prestação de contas do ano de 2016 e ainda sobre a falta de controle de massa asfáltica.

A Secretaria Geral de Controle Externo do TCE deverá fazer o cronograma de inspeção e encaminhar ao colegiado do TCE para aprovação.

Artigo anteriorDavid Almeida anuncia medidas administrativas na Assembleia Legislativa do AM
Próximo artigoBanda de rock de freiras vira hit após se apresentar ao Papa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui