
As ações de policiamento no fim de semana, serão intensificadas pela Polícia Militar do AM, com a “Operação Presença XVII”, atuando em todas as zonas da capital e no interior do Estado, com o objetivo de preservar a ordem pública e o meio ambiente, na Região Metropolitana de Manaus, coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
A “Operação Presença XVII” atuará em todas as zonas de Manaus a partir de hoje, sexta-feira (03), até a próxima segunda-feira (06), com todas as unidades operacionais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste, Força Tática, Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), Comando de Policiamento Especial (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e unidades administrativas.
As ações vão contar com barreiras fixas e itinerantes, abordando pessoas e veículos na busca de armas e entorpecentes, realizando apreensões e detenções, quando necessário. Na Região Metropolitana, o policiamento ficará a cargo de cada unidade policial em seus municípios.
Policiamento em áreas comerciais e saídas de Manaus – A PMAM realizará a ocupação de áreas comerciais através de Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé e motorizado, patrulhamento nos principais corredores viários da capital e ações de visibilidade e relacionamento comunitário através do Ponto Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV), barreiras itinerantes e fiscalizações nas entradas e saídas da cidade, como na ponte Rio Negro, nas estradas AM-010 e na BR-319, pontos de grande movimentação de entradas e saídas de pessoas.
Dentro da “Operação Presença XVII” será realizada ação especial nos presídios, a “Operação Cadeado”, com barreiras itinerantes na BR-174 e região do Puraquequara, próximos aos complexos penitenciários.
Abordagem a coletivos e fiscalização em bares – A “Operação Catraca” e “Operação Presença” têm como prioridade a abordagem a coletivos e motocicletas, e a veículos suspeitos. Vão atuar com barreiras itinerantes ou bloqueios viários em pontos estratégicos onde as estatísticas de roubos e furtos têm ocorrido com frequência, baseados em dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Bares, casas noturnas e postos de gasolina serão vistoriados, seja através do policiamento a pé ou motorizado das Cicoms. Serão coibidos veículos com som afora do volume permitido, os conhecidos “paredões de som”, e será combatida a venda de entorpecentes, de bebida alcoólica a menor de idade, e de armas de fogo. Acompanham o policiamento da PM diversos órgãos, como Manaustrans, Conselho Tutelar das zonas norte e leste, Detran e Dvisa.