Polícia Militar do Amazonas forma aspirantes a oficial que concluiram curso

PM forma Aspirantes a Oficiais/Foto: Divulgação
PM forma Aspirantes a Oficiais/Foto: Divulgação
PM forma Aspirantes a Oficiais/Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, ontem (06), a formatura de 64 aspirantes a oficial que, após três anos, concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO), em solenidade realizada no pátio do Comando Geral da PMAM, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Sérgio Fontes; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa; além de outras autoridades militares, civis, militares, e familiares.
Durante a solenidade, o cadete Ivan Reis de Souza, claviculário da turma, fez a entrega simbólica do Espadim Tiradentes, símbolo da honra e da dignidade dos alunos oficiais militares do Brasil, ao Comandante da Academia de Polícia Militar Coronel Neper de Alencar, coronel PM Piccolotto.


A turma, de nome Tenente-Coronel Cândido José Mariano, iniciou suas atividades no dia 2 de agosto de 2012 e teve um total de 5.040 horas-aula, as quais incluíram instruções de tiro, polícia comunitária, defesa pessoal, ciências humanas e sociais, dentre outras, todas voltadas ao ensino da atividade militar e o compromisso com a ordem.

O aspirante à oficial Jeferson Silva dos Santos foi agraciado com a “Medalha Ajuricaba” por ter sido o primeiro colocado da turma na classificação geral do curso, com média 9,765. A entrega foi feita pelo secretário de Segurança Pública e pelo comandante-geral da PMAM.

Para Jeferson, se formar como aspirante a oficial é a materialização de um sonho. “Eu já tenho seis anos de polícia como soldado da Instituição e eu vim do interior do Estado, batalhei bastante para estar aqui, estudei muito para o curso, tranquei a faculdade, para garantir essa vaga na Instituição e estou muito feliz por ser o ‘zero um’ da turma”, disse.

José Ferreira dos Santos, pai do “zero um” da turma, emocionado ao entregar a espada ao filho, disse estar realizando um sonho através de Jeferson. “Eu sou militar e não consegui galgar esse posto. Cheguei até subtenente do Exército e eu me vejo na pessoa dele realizando um sonho que eu não consegui realizar”, falou o pai de Jeferson.

O coronel PM Piccolotto ressalta que os futuros oficiais estão preparados, capacitados e aptos para a atividade policial militar. “Essa turma além de aumentar o efetivo vai contribuir para a força de segurança do Estado. É uma juventude bem preparada, jovens capacitados, alguns ex-policiais, ou seja, experientes no trabalho de rua, e isso só vai enaltecer e engrandecer o trabalho da Polícia Militar”, ressaltou.

Para o secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes, os novos aspirantes significam esperança de renovação e um reforço na segurança pública. “A sociedade tem uma expectativa muito grande em cima desses novos futuros oficiais, da conduta deles e o potencial do que eles podem fazer em prol da segurança e da qualidade de vida de cada cidadão do estado do Amazonas”, comenta o secretário.

O comandante geral destacou que o ingresso dos novos aspirantes a oficiais da PM vai minimizar a carência de oficiais que a Instituição tem hoje. “Sem dúvida, é uma injeção de ânimo de vigor no policiamento, pois eles reforçarão o policiamento na cidade e, mais do que isso, serão exemplos a serem seguidos. Eles estão recém-formados, cheios de vontade e isso é fundamental para Policia Militar, então, certamente farão um grande trabalho e, temos certeza, inclusive, que eles estarão construindo a Polícia que eles vão herdar. Daqui há alguns anos, a Polícia Militar estará completando 200 anos e essa turma estará no comando da PM dos 200 anos. Então, que eles construam a Polícia que eles vão receber lá na frente”, enfatizou.

Estágio – Agora, os aspirantes a oficiais passarão por estágio prático de no mínimo seis meses. O estágio é desenvolvido junto às unidades de policiamento. Ao final desse processo, sendo aprovados, os aspirantes serão promovidos ao primeiro posto, que corresponde a segundo tenente.

Artigo anteriorPA: rodoviários avaliam proposta de reajuste unificado
Próximo artigoAmazonas Saúde Itinerante chega ao Rio Preto da Eva, nesta sexta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui