Policiais Civis/AM participam de treinamento para operar Delegacia Móvel

Delegacia móvel da PC/Foto:
Servidores participam de treinamento/Foto:
Servidores participam de treinamento/Foto: Divulgação
Delegacia móvel da PC/Foto:
Delegacia móvel da PC/Foto: Divulgação

Dezoito servidores da Polícia Civil do Amazonas, entre delegados, investigadores, escrivães e profissionais de Tecnologia da Informação (TI), participam durante toda esta semana de capacitação para operar ônibus que funcionará como Delegacia Móvel.

O treinamento, realizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge-MJ) que contemplou a Polícia Civil do Amazonas com o veículo, teve início na segunda-feira (12) e será encerrado na sexta-feira (16).


De acordo com o instrutor Cláudio Gava, a iniciativa tem por objetivo habilitar esses profissionais que serão agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para outros servidores que irão atuar durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™.

Entre as atividades previstas, a apresentação da parte operacional do veículo em quatro etapas: conhecimento do chassi e manutenção, carroceria, adaptação e tecnologia embarcada.

Nos dias 12 e 13 foram ministrados os treinamentos em TI. Já nos dia 13 e 14 foram repassadas as instruções operacionais do veículo. Amanhã e sexta os motoristas irão receber treinamento prático na Volvo Trucks, situada na avenida Torquato Tapajós, bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.

“O Ministério da Justiça nos contemplou com um ônibus que funcionará como Delegacia Móvel. Nesta semana já está sendo realizado o treinamento dos servidores que irão trabalhar nessa unidade. A partir do dia 12 de junho, a Delegacia Móvel será deslocada ao Complexo Turístico da Ponta Negra, onde irá permanecer durante 30 dias, no período da Copa do Mundo, para atender às ocorrências corriqueiras que, por ventura, ocorram no entorno do local. As grandes ocorrências serão encaminhadas à delegacia mais próxima”, explicou o Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha.

O Delegado Edval Cortêz, coordenador da Delegacia para Grandes Eventos, ressaltou que ônibus é uma ferramenta que irá permitir a execução das atribuições policiais.

Delegacia Móvel

No último dia 23 de abril a Polícia Civil do Amazonas recebeu do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), o ônibus que funcionará como Delegacia Móvel e que deve reforçar o atendimento da instituição à população durante os Jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, em junho deste ano. Cada cidade-sede foi contemplada como uma unidade, que custou, individualmente, R$1,112 milhão.

Membros da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação da Sesge estiveram em Manaus para fazer a vistoria do veículo e verificar se foi entregue à Polícia Civil do Amazonas em condições adequadas. A Delegacia Móvel é divida em cinco ambientes que incluem: a sala do delegado para o despacho dos processos, espaço para o cartório e atendimento ao público, lugar para contenção dos presos e a parte do conforto para os policias civis.

O veículo, também, veio com equipamentos de informática, detectores de incêndio, câmeras de segurança na parte interna e externa, além de um cofre para serem colocadas drogas, armas e outros objetos apreendidos durante as ações policiais. Na parte externa, um elevador também faz parte da estrutura para facilitar o acesso de cadeirantes à unidade móvel.

Artigo anteriorNilton Lins vence Sólon e conquista o título do voleibol juvenil no Amazonas
Próximo artigoSaques, assaltos e arrombamentos de lojas no Recife e Região Metropolitana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui