Policiamento preventivo do Batalhão de Trânsito nas ruas de Manaus

Foto: Divulgação/SSP-AM

Responsável por realizar o policiamento ostensivo de trânsito no Amazonas, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PMAM), é uma unidade especializada em executar operações por meio de barreiras, fazer cumprir a legislação de trânsito e orientar condutores e pedestres. Por meio das ações de trânsito, as equipes, também, realizam prisões de envolvidos com o tráfico de drogas, foragidos da Justiça, entre outros crimes.


Além disso, os policiais são capacitados para realizarem a escoltas de autoridades e delegações esportivas, como por exemplo, nos eventos da Copa do mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos 2016 e torneios internacionais de futebol que aconteceram em Manaus.

De acordo com subcomandante do BPTran, major Alan Trindade, a especializada conta com 110 policiais no efetivo, sendo 30 batedores, todos capacitados para garantir a segurança da população nas ruas da cidade.

Foto: Divulgação/SSP-AM

“O batalhão de policiamento de trânsito tem o objetivo de realizar o patrulhamento ostensivo de trânsito, fiscalização de trânsito durante as operações, além do cunho educativo para toda a população amazonense que é muito importante”, disse.

Visando reforçar as ações de policiamento, combate aos crimes e possíveis infrações no trânsito, o BPTran realiza diariamente a “Operação Marfim”, que conta com abordagens em veículos suspeitos.

“O foco dessa operação é coibir e fiscalizar os infratores e condutores que se encontram com veículos fora dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro, além disso, estamos combatendo outros tipos de crime onde os suspeitos utilizam carros ou motocicletas”, explicou o tenente Osvaldo Lima, do BPTran.

Treinamentos

Todos os policiais que integram o BPTran, recebem aprimoramento profissional por meio do Curso de Agente de Trânsito (Captran) que tem a finalidade de qualificar os policiais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do sistema Nacional de Trânsito.

Artigo anteriorFapeam prorroga prazo para as inscrições do Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal
Próximo artigoHermanitos abre edital com vagas para profissionais e estagiários em Boa Vista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui