
Por seis votos a zero, o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), acatou recurso da prefeita Iracema Maia e do vice-prefeito, João Vieira da Silva, o Negão, contra a decisão da juíza de Tabatinga à época, Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto que respondia pela comarca de Benjamin Constant, em junho deste ano.
A juíza decretou a cassação, pagamento de multa e a perda imediata do mandato de ambos eleitos em outubro de 2012, no dia 3 de junho. A prefeita e o vice recorreram da decisão, obtendo uma liminar, cujo mérito foi julgado na tarde de hoje.
O colegiado do tribunal acatou o parecer do relator, jurista Délcio Luis Santos que em seu parecer decidiu acatar o recurso da prefeita, bem como reformando a sentença em primeiro grau, julgando improcedente o pedido de cassação e a perda imediata do mandato.
A decisão foi muito comemorada por correligionários da prefeita. Em várias partes da cidade rajadas de fogos comemoraram a decisão que contou ainda com uma passeata pelas ruas da cidade.
Iracema Maia está em Manaus onde amanhã, terça-feira (10) participa de uma solenidade de entrega de lanchas, no qual Benjamin Constant foi contemplada com uma embarcação. O prefeito em exercício, vice-prefeito João Vieira comemorou a decisão do tribunal pleno do TRE. (Eduardo Gomes)