
Em nome do projeto nacional da esquerda, que é de eleger Lula presidente para revogar todas as ações do ‘desgoverno’ federal e realizar um governo popular para que o ‘Brasil Volte a Ser Feliz’. O ex-deputado Francisco Praciano tem feito gestos políticos para construir a unidade da esquerda no Amazonas e construir um palanque forte para Lula no Estado. Praciano afirmou “eu sou um coringa nesse jogo, e o partido usa como quiser, estou pronto para cumprir qualquer missão de meu partido”.
Praciano abriu mão de sua candidatura ao Senado em nome da unidade da esquerda e em respeito às direções nacional e estadual de seu partido abrindo espaço para a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB) compor a chapa majoritária. Praciano fez uma proposta a direção nacional do PT e ao PSB Estadual de construir um acordo em nome da unidade da esquerda do Amazonas, numa chapa David Governador, Praciano Vice Governador e Vanessa Senadora. Praciano disse jogou as cartas na mesa e aguarda posicionamento da direção estadual e nacional do PT e a resposta do PSB em relação a sua proposta.
Praciano e a Senadora Vanessa são as duas vozes da esquerda que representariam o palanque de Lula no Estado, a pauta da esquerda, do ante golpe, denunciando o desmonte de políticas públicas, contra a reforma trabalhista e previdenciárias, defesa da democracia e soberania nacional. Para o ex-deputado federal Francisco Praciano se ele e Vanessa ficarem de fora da chapa majoritária, o Amazonas perderá essa voz da esquerda prejudicando o projeto nacional.
Não precisa ser especialista em política para perceber a coligação de David Almeida (PSB) só tem a ganhar com o reforço de Praciano (PT) como vice e Vanessa (PCdoB) senadora. A composição ganhará uma identidade de esquerda e conseguirá atrair os votos de Lula para o candidato a governador que só tende a crescer.

Além de trazer a militância de esquerda que está militância que está mais viva do que nunca, após o golpe de 2016. Somada com a base social nos sindicatos e movimentos sociais urbanos e rurais. Essa composição David Almeida governador, Praciano vice e Vanessa senadora que estão ao lado do povo, tem real chance de ser vitoriosa.
O presidente de honra do PSB estadual, Serafim Corrêa tem defendido essa aliança nas reuniões internas do seu partido, que ainda enfrente resistência. Não custa lembrar que desde 1982, a única liderança de esquerda que derrotou a direita no Estado nos últimos 36 anos, foi Serafim Corrêa, na eleição de 2004 contra o atual governador Amazonino Mendes. Portanto, de estratégia política para derrotar esse grupo que governo o Estado o Serafim entende.
Para o presidente do PCdoB que reuniu com a militância de seu partido neste sábado, que confirmou a candidatura de Vanessa ao Senado com prioridade na chapa do PSB e PT, afirmou que “as tensões iniciais estão se dissipando e que todo mundo vai se dando conta que juntos, talvez, seja melhor para todos, respeitando as opiniões de cada um”, disse Eron Bezerra.