Prefeito de Cuiabá/MT determina auditoria em aplicações do Cuiabá-Prev

Prefeito Mauro Mendes, de Cuiabá-MT/Foto: Divulgação
Prefeito Mauro Mendes, de Cuiabá-MT/Foto: Divulgação
Prefeito Mauro Mendes, de Cuiabá-MT/Foto: Divulgação

Após denúncia de que o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá Prev) teria desembolsado 3,4 milhões de reais para investir no Fundo de Investimento em Participações (FIP) Viaja Brasil, o prefeito Mauro Mendes (PSB) determinou um “pente fino” no órgão.


O fundo é um produto criado pelo Banco Máxima com o propósito de impulsionar o crescimento do grupo Marsans Brasil, controlada pelo doleiro Alberto Youssef, que passou a ser conhecido também como um dos pivôs do esquema de lavagem de R$ 10 bilhões, investigado pela Polícia Federal na operação Lava-Jato.

Mendes determinou que uma auditoria em todas as aplicações financeiras fossem realizadas desde o dia 1º de janeiro de 2013. O chefe do Executivo também baixou o decreto (n.º 5.511) criando a comissão de auditoria.

Além das aplicações financeiras feitas pelo fundo previdenciário, também serão analisados os acordos judiciais feitos pelo Cuiabá-Prev no último ano e meio.

A comissão que é formada pelos controladores Marcelo Bussiki (controlador-geral) e Weslley Bucco Júnior e pelos procuradores Rogério Gallo (procurador-geral) e Luís Antônio Araújo Júnior tem até o dia 9 de junho para encerrar os trabalhos e apresentar um relatório ao prefeito Mauro Mendes.

Entenda o caso

O Cuiabá-Prev foi alvo de denúncia da Revista Veja. De acordo com o periódico, sob o comando de Bolanger José de Almeida, o instituto desembolsou 3,4 milhões para investir no Viaja Brasil.

À revista de circulação nacional, Bolanger responsabilizou o ex-prefeito Chico Galindo (PTB) pelo investimento no fundo controlado por Youssef. Mas, documentos do Ministério da Previdência só mostram aplicação no fundo Viaja Brasil a partir do segundo bimestre de 2013 — portanto, sob a gestão de Almeida. (Mato Grosso Notícias)

Artigo anteriorBabá entrega criança que cuidava para pedófilo abusar
Próximo artigoDilma recebe garantias para aliança após jantar com PMDB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui