TCEAM
Início Amazonas Prefeitura de Parintins promove encontro cultural com Isabelle Nogueira

Prefeitura de Parintins promove encontro cultural com Isabelle Nogueira

Foto: Sidney Simas/ SECOM

Prefeitura de Parintins realizou neste sábado (04), uma programação especial na Casa da Cultura Mestre Jair Mendes, marcada pela visita da artista e cunhã-poranga Isabelle Nogueira.

O espaço, revitalizado pela gestão municipal, se consolida como um dos principais centros de valorização da arte e da memória cultural de Parintins, reunindo salas temáticas, acervo artístico e ambientes voltados à formação e difusão cultural.


Foto: Sidney Simas/ SECOM

Durante a visita, Isabelle percorreu as dependências do local e protagonizou um momento simbólico na sala de literatura: a entrega do livro “As Aventuras da Cunhã”, que passa a integrar oficialmente o acervo da sala de literatura Alzira Saunier. A obra foi recebida pelo prefeito Mateus Assayag e pela vice-prefeita Vanessa Gonçalves, reforçando o incentivo à produção literária regional e à preservação da memória cultural.

Para o prefeito Mateus Assayag, a visita representa um momento de grande significado para o município. “Pra gente é uma alegria muito grande poder receber a Isabelle, cunhã-poranga do Garantido, que carrega todo um simbolismo e representatividade do Festival de Parintins, do Amazonas para o Brasil e o mundo. E é ainda mais especial ver o lançamento do livro ‘As Aventuras da Cunhã’ acontecendo aqui, na Casa da Cultura Mestre Jair Mendes, esse templo da cultura que entregamos para a população, um espaço que reúne toda a tradição, arte e o talento do povo de Parintins”, destacou.

Foto: Sidney Simas/ SECOM

A obra apresenta a personagem Cunhã, inspirada na própria artista, conduzindo crianças e jovens por uma jornada pela Amazônia, valorizando saberes tradicionais, cultura e a riqueza natural da região. Isabelle Nogueira também ressaltou a importância do espaço para a cultura local e regional.

Eu fico muito feliz de estar aqui na Casa da Cultura Mestre Jair Mendes. Eu acho que é um passo muito importante para a cultura amazonense e, especialmente, para a cultura parintinense. É um marco na nossa história. Essa revitalização realizada pela Prefeitura abre portas para o Brasil e o mundo conhecerem a nossa cultura, o Festival de Parintins e o orgulho da nossa identidade. É um espaço fundamental, tanto para o público quanto para pesquisadores, além de ser muito bonito ver as crianças aqui, livres, felizes, vivendo esse momento”, afirmou.

Foto: Sidney Simas/ SECOM

Após a entrega do livro, a programação seguiu com uma roda de conversa na sala multiuso Chico Cardoso, reunindo crianças dos bois mirins Estrelinha, Tupi e Mineirinho, promovendo interação, incentivo à leitura e fortalecimento da identidade cultural desde a infância.

A atividade foi encerrada com apresentações dos bois mirins, celebrando a continuidade das tradições populares de Parintins. A ação reafirma o papel da Casa da Cultura Mestre Jair Mendes como um espaço vivo de preservação, formação e incentivo à cultura, fortalecendo o vínculo entre artistas, comunidade e as futuras gerações que mantêm viva a identidade parintinense.

Artigo anteriorChuva intensa em Manaus: prefeitura mobiliza equipes após volume acima de 100 mm
Próximo artigoXeque mate da meia noite com mexida no tabuleiro político no Amazonas – por Altemir Viana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.