
A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 13/3, a cerimônia de posse dos 16 novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade. Os conselheiros, representantes da sociedade civil e do poder público, assumem para o biênio 2024-2026.
A solenidade contou com a presença do Prefeito de Manaus, David Almeida, que destacou a relevância do Concultura e reiterou o compromisso de sua gestão com a cultura. O prefeito ressaltou a importância da democratização cultural e enalteceu o trabalho do conselho na formulação do Plano Municipal de Cultura.

Neilo Batista, presidente do Concultura, relembrou os avanços da gestão anterior, colocando Manaus no Sistema Nacional de Cultura e entregando o plano municipal de cultura. Ele também anunciou a proposta de criação de três novas cadeiras no conselho, representando os segmentos culturais de Circo, Cultura Urbana e Cultura Indígena.
O secretário da SEC, Marcos Apolo, destacou a proximidade entre as políticas culturais estaduais e municipais, convidando para uma reunião conjunta entre o Conselho Estadual da Cultura e o Concultura no próximo mês.
O Concultura é um órgão deliberativo, normativo e consultivo responsável pela gestão do Fundo Municipal de Cultura e pelas atividades culturais e artísticas do município. Os novos conselheiros, eleitos por oito segmentos artísticos, assumem o compromisso de impulsionar a cultura em Manaus para os próximos dois anos.