Fila para transplante de rim alcança números alarmantes no país, com 39 mil pessoas

Foto: Recorte

No Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (14), um dado do Ministério da Saúde revelou uma realidade preocupante: a fila para transplante de rim no país atingiu o número recorde de 39.087 pacientes. Esse número representa uma demanda 1.648,8% maior do que a lista de espera para cirurgia de fígado, que aparece em segundo lugar, com 2.235 pessoas.


De acordo com os dados, a maioria dos pacientes na fila de espera é composta por homens entre 50 e 64 anos. No entanto, há também 54 crianças de ambos os sexos, com idades entre 0 e 5 anos, aguardando por um órgão compatível.

O estado de São Paulo lidera a lista, com 19.234 pacientes na fila de espera, seguido por Minas Gerais, com 3.559, e Bahia, com 2.098.

Foto: Recorte

A saúde preventiva torna-se crucial nesse cenário. Os rins desempenham um papel fundamental no corpo humano, filtrando o sangue e ajudando na eliminação de toxinas. Dentre os fatores de risco para doenças renais crônicas, destacam-se o tabagismo, obesidade e diabetes.

“A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada aos estilos e condições de vida das pessoas. Tratar e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir as doenças”, ressaltou o Ministério da Saúde.

O Dia Mundial do Rim é uma oportunidade para a comunidade médica chamar a atenção para a importância dos cuidados preventivos que podem ajudar a manter a saúde dos rins e conscientizar a população sobre a necessidade de doação de órgãos.

Fonte: R7

Artigo anteriorPrefeitura empossa novos conselheiros do Concultura para o Biênio 2024-2026
Próximo artigoTrio atira contra a PM, e dois acabam baleados no Santo Agostinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui