TCEAM
Início Amazonas Prefeitura realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no...

Prefeitura realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no Tarumã

Foto - Antonio Pereira / Semcom

Prefeitura de Manaus promoveu na manhã deste sábado, 26/7, a segunda edição da “Ação + Solidária”, na escola municipal Presidente Manuel Ferraz Campos Sales, bairro Tarumã, zona Oeste da capital. A iniciativa ofereceu atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica, embelezamento, além de programação infantil com o palhaço Lero-Lero e os Garis da Alegria. Um dos destaques da ação foi o serviço de orientação e acolhimento às mães atípicas.

A presidente do Fundo Manaus Solidária, Viviana Lira, destacou a importância da iniciativa. “É a segunda edição da Ação + Solidária, trazendo acolhimento a essas famílias, trazendo serviços que às vezes se tornam difíceis para elas. Então, hoje a Prefeitura de Manaus, por meio do FMS e das secretarias parceiras, está trazendo esse apoio a essas famílias com os diversos serviços que estão sendo ofertados”.


Foram ofertados serviços como consultas médicas com clínico geral, vacinação de rotina para adultos e crianças, testes rápidos, mutirão do Cadastro Único e Bolsa Família, corte de cabelo, design de sobrancelha, massoterapia, distribuição de mudas ornamentais e frutíferas, além de ações educativas sobre trânsito e meio ambiente. O Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), também esteve presente com orientações ao consumidor, e o Sine Manaus realizou cadastros e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A atividade contemplou, de forma especial, famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que receberam orientações de representantes de instituições parceiras sobre direitos e deveres. Também foram oferecidos atendimentos gratuitos com psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

Foto – Antonio Pereira / Semcom

Moradores da comunidade aprovaram a presença dos serviços mais próximos de casa, como destacou a diarista Danielle Trindade. “É um programa muito bom, porque tem dias na semana que a gente não consegue resolver. Esse programa está sendo muito bom para as pessoas que moram aqui perto. E hoje é sábado, as pessoas podem vir resolver”.

Além da praticidade, a descentralização dos serviços foi um ponto elogiado por quem participou da ação. “É muito bom ter esse serviço aqui no nosso bairro. A gente não precisa se dirigir ao Cras, nem fazer agendamento. Então, a ação está de parabéns, muito boa mesmo”, afirmou a autônoma Lucélia Araújo.

Transversalidade

A “Ação + Solidária” visa aproximar o poder público das famílias, facilitando o acesso a direitos, fortalecendo vínculos e promovendo inclusão social, e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon) e do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de organizações da sociedade civil, da oferta de orientação jurídica, além do apoio da Amazonas Energia e Águas de Manaus.

Artigo anteriorCurta “Alexandrina — Um relâmpago” representa o cinema amazônico no Solar Festival 2025, na Suíça
Próximo artigoDefesa Civil de Manaus compartilha boas práticas em adaptação urbana e resiliência nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.