
Com pontuação totalmente zerada, quatro prefeituras do Amazonas estão com status crítico no Ranking de Controle Interno divulgado pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). São elas Borba, Codajás, Novo Airão e Urucará.
Já com status deficiente aparecem Amaturá e Silves. As prefeituras de Carauari, Japurá e Tonantins estão com status mediano.
Com status elevado estão Tefé e Manaus. A prefeitura da capital amazonense alcançou 919 pontos no ranking.
O Ranking de Controle Interno é elaborado a partir de uma criteriosa análise de dados e informações coletadas junto aos poderes estaduais, prefeituras e câmaras municipais. São considerados fatores com o desenvolvimento do sistema de controle interno de cada unidade, segundo os preceitos da legislação sobre o tema, sistematizados no Guia Prático de Controle Interno da Administração Pública.
Para a procuradora de Contas responsável pela Coordenadoria de ‘Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno’, Evelyn Freire de Carvalho, o ranking é um importante instrumento de diagnóstico e incentivo à melhoria contínua. “Nosso objetivo é não apenas apontar as deficiências, mas também fornecer subsídios para que os gestores públicos possam aprimorar suas práticas. Acreditamos que, com um controle interno eficaz, é possível alcançar uma gestão pública mais transparente, eficiente e responsável”, afirmou.