Presidente do STJ reconhece pioneirismo do TCE-AM na fiscalização ambiental

Foto: Joel Arthus/DICOM TCE-AM

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman Benjamin, destacou o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) como pioneiro no Brasil na atuação ambiental no controle externo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (20), durante a abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) e do Ouvidoria Day, promovidos pelo TCE-AM.


“O Tribunal de Contas do Amazonas foi o primeiro no país a atuar na fiscalização da questão ambiental em sentido amplo, abrangendo tanto a natureza quanto o ser humano. Quando um Tribunal de Contas age nessas áreas, seu impacto preventivo é imenso, muitas vezes superior ao do próprio Poder Judiciário, pois evita que problemas ambientais se agravem ao ponto de se tornarem irreversíveis”, afirmou o ministro Herman Benjamin lembrando que esteve presente nas primeiras atividades sobre o tema ainda na gestão do conselheiro Júlio Pinheiro.

Foto: Joel Arthus/DICOM TCE-AM

Ele ressaltou que o trabalho iniciado no Amazonas serviu de referência para todo o país. “Esse pioneirismo se consolidou e foi levado adiante, posteriormente, pelo ministro Benjamin Zymler no Tribunal de Contas da União (TCU). Mas foi aqui, no TCE-AM, que essa atuação começou”, frisou.

O conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, celebrou a presença dos ministros e destacou a importância do reconhecimento recebido. “É extremamente significativo receber aqui os ministros Herman Benjamin e Benjamin Zymler, dois grandes mestres que têm contribuído para o aprimoramento da atuação do nosso Tribunal. O reconhecimento do STJ reforça o compromisso do TCE-AM com uma fiscalização inovadora e de impacto real para a sociedade”, disse.

A fala do presidente do STJ ocorreu durante a cerimônia de abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas e o Ouvidoria Day, eventos que reuniram autoridades nacionais e internacionais no TCE-AM.

Artigo anteriorO sonho de ser policial militar no Amazonas vira pesadelo – por LC Contabilidade
Próximo artigoCarla Zambelli será julgada por dois crimes, com início nesta sexta feira (21)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui