

Nota de esclarecimento
A Polícia Civil do Estado do Amazonas vem a público esclarecer o caso ocorrido no início da tarde deste sábado (07), por volta das 12h30, nas dependências do Instituto de Identificação Anderson Conceição de Menezes (IIACM), em que o investigador Policial Civil Prince Hiran de Paula, lotado no 30º Distrito Integrado de Polícia, foi ferido com dois tiros disparados pelo preso Adriano Rodrigues Lima, 30, no momento em que o servidor havia retirado as algemas do preso para o procedimento de Identificação Criminal.
Adriano estava preso na unidade policial desde o final da tarde desta sexta-feira (6) pelo crime de roubo majorado com emprego de arma de fogo e concurso de agente e restrição de liberdade (Art. 157 do Código Penal, ¶ 2º, incisos 1, 2 e 5) após ser detido em flagrante junto com outro suspeito. Em depoimento, Adriano confessou também o assassinato do chapeiro Iran Costa Mesquita, 36, morto na terça-feira (3), no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, motivo pelo qual seria encaminhado nesta segunda-feira (9) à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Ele cumpria pena no regime semiaberto pelos crimes de tráfico e roubo.
Durante a identificação, Adriano investiu contra o policial e, ao tomar a arma do investigador, houve luta corporal momento em que o servidor foi atingido com dois tiros, na cabeça e na perna, disparados pelo preso. Em defesa, o policial presente disparou contra Adriano, que veio à óbito no local.
O policial ferido foi conduzido para o Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul da capital e segue sob cuidados médicos. Seu estado de saúde inspira cuidados.
A Polícia Civil do Estado do Amazonas lamenta o fato e já providenciou todos os procedimentos periciais e investigativos, visando à produção de laudo e inquérito policial, em respeito à legislação vigente. Ao servidor ferido, que há 13 anos se dedica à Polícia com dedicação e empenho no cumprimento do dever, enviamos votos de plena recuperação.