
Sete comunidades situadas em Unidade de Conservação (UC) do Amazonas receberam, nesta semana, oficinas educativas com foco na prevenção de incêndios florestais e boas práticas de roçado. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Exército Brasileiro.
A ação ocorreu de terça-feira (30/06) até esta quinta-feira (02/07), em sete comunidades situadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista – uma das 42 UC’s Estaduais gerenciadas pela Sema. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a parceria entre as ações do Estado e do Governo Federal é determinante no controle ao desmatamento e queimadas no Amazonas.
Receberam as oficinas, moradores das comunidades Nova Canaã, Nova Esperança, comunidade indígena Três Unidos, Santa Maria, Bela Vista do Jaraqui, Cipiá e comunidade do Baixote. Segundo o presidente da Associação Mãe da RDS Puranga Conquista, Raimundo Leite, o encontro foi fundamental para fortalecer os trabalhos de proteção às florestas em conjunto com as populações tradicionais.

Para a moradora da Comunidade Bela Vista do Jaraqui, Renata Barbosa, o encontro serviu para fortificar os trabalhos desempenhados pelos agentes ambientais voluntários (AAV) na RDS. “Eu acho que a parceria entre a Sema e o Exército é fundamental na preservação do meio ambiente e no combate às queimadas e desmatamento junto a nós, que somos agentes ambientais. Por mais preparados e capacitados que sejamos, sozinhos não conseguimos. É uma parceria que fortalece”, afirmou.
A importância das Unidades de Conservação e alternativas para a retomada segura das atividades de turismo sustentável também foram pautas das rodas de conversa. A equipe da Sema aproveitou a oportunidade para reforçar as orientações de prevenção à Covid-19 e apresentou os novos trabalhos da Secretaria voltados para o bem-estar animal.