
Cerca de 900 turistas ingleses chegam a Manaus hoje, sábado (21), a bordo do Marco Polo, sétimo navio da Temporada de Cruzeiros 2016/2017, que prevê a chegada de 20 transatlânticos, dois a mais em relação a temporada passada, conforme informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Ainda neste mês, segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o Amazonas vai receber pela primeira vez o navio Queen Victoria, com uma previsão de mais de 1,9 mil turistas ingleses. “Este navio está previsto aportar em Manaus no próximo dia 25 de janeiro. Só para ter uma ideia da grandiosidade dele, cerca de 981 tripulantes estão a bordo para atender os mais de 1,9 mil turistas”, destacou Oreni.

No próximo mês, a movimentação no Porto de Manaus será grande, pois segundo dados do Órgão Oficial de Turismo do Estado, estão previstos a chegada de mais quatro navios. “Será uma operação grande, por isso que criamos um grupo de trabalho dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para acompanhar toda a preparação e execução dos órgãos parceiros durante a temporada de cruzeiros”, disse a presidente da Amazonastur.
Números parciais – Na manhã desta quinta-feira (19), a Amazonastur apresentou o resultado parcial da Pesquisa Socioeconômica da Temporada 2016/2017. Um dos destaques nesse levantamento parcial foi a Taxa de Satisfação, que em média ficou em 79,22%. Entre os itens bem avaliados pelos turistas estão: Serviço de Táxi (100%); Segurança Pública (98,87%); Opções de Lazer (95,83%); Restaurantes/Bares (89,47%) e Mapa Turístico de Manaus (85,25%).
O gasto médio diário, segundo o levantamento parcial, é de US$ 292. A média de idade desses turistas que já passaram pelo Estado durante a Temporada de Cruzeiros 2016/2017 é de 67 anos. “O Estado já recebeu 5,45 mil turistas nessa temporada, a previsão que no final o número ultrapasse a marca dos 24 mil turistas”, informou Oreni Braga.