Primeiro motorista com deficiência física dos membros superiores, recebe CNH no AM

Leonardo recebe sua 1ª CNH, ao lado da mãe/Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou, ontem, quarta-feira (07), no auditório do órgão, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para Leonardo de Souza Cavalcante, 18 anos, que nasceu sem os dois braços. Ele é a primeira pessoa portadora de deficiência física nessas condições a tirar habilitação categoria B, na região Norte. Além de Leonardo, participaram da cerimônia de entrega sua mãe, a dona de casa Cleonice Araújo de Souza, e os professores do Colégio Dom Bosco, onde Leonardo cursa o último ano do ensino médio.
“Hoje, realizei um sonho. Provei para as pessoas que eu posso dirigir normalmente mesmo sem os braços. É um estímulo para que outras pessoas com deficiência como eu possam também tirar a sua carteira de motorista”, disse Leonardo.

A entrega foi feita pelo diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, que, na ocasião, reforçou o compromisso do órgão com as políticas de inclusão social para pessoas com deficiência que necessitem dar entrada no processo de habilitação. “Todo auxílio foi disponibilizado para que o Leonardo realizasse seu sonho de tirar a carteira de habilitação. Esse menino é um exemplo de perseverança e força de vontade. Volto a reforçar que qualquer pessoa pode tirar sua CNH, pois, no Detran-AM, temos uma equipe totalmente preparada para atender e auxiliar as mais diversas pessoas que chegam aqui com intuito da abrir o processo para retirar a primeira habilitação”, ressaltou Leonel.

Adaptações – O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção. Se a provado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.

Na próxima segunda-feira (12), o Detran-AM irá lançar outras ações que o órgão pretende implementar para facilitar o acesso da pessoa com deficiência no processo para retirar a CNH.

Serviço de Libras – Desde o dia 31 de outubro, o Detran-AM passou a oferecer atendimento em libras para deficientes auditivos interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que precisem de atendimento na sede ou postos do órgão estadual de trânsito. Ao todo, 32 servidores que atuam em todos os setores, inclusive os da aplicação de prova teórica de legislação e direção, foram capacitados no curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui