
Carnes, ovos e leite registraram aumento na produção ao longo de 2024. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento significativo aconteceu no quarto bimestre do ano passado. O destaque do período ficou para a produção de carne bovina e de ovos em comparação com o mesmo período de 2023.
No caso da carne bovina, houve um aumento tanto no número de animais abatidos quanto no peso total das carcaças. Já na produção de ovos, notou-se um crescimento no número de cabeças de galinhas poedeiras e na quantidade de ovos produzidos.
No entanto, a produção de leite apresentou um comportamento distinto, com um leve decréscimo na quantidade adquirida, apesar do aumento no número de informantes e no preço médio do litro de leite.
Analisando a produção anual de 2024, verifica-se um crescimento geral nos três setores em relação a 2023. Na produção de carne bovina, houve um aumento expressivo no número total de animais abatidos e no peso das carcaças. A produção de leite também apresentou crescimento, impulsionado pelo aumento no número de informantes. Da mesma forma, a produção de ovos registrou um aumento significativo no número de cabeças de galinhas poedeiras e na quantidade de ovos produzidos. Esses dados indicam um cenário de expansão na produção agropecuária do Amazonas em 2024.