
Para fortalecer a pecuária na região do Baixo Amazonas, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de Barreirinha, está intensificando a elaboração de projetos de crédito rural. Três projetos, no valor total de R$ 180 mil, já foram aprovados por meio dos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário para o município.
Ao todo, uma área de 41 hectares receberá o serviço de mecanização, calagem e correção do solo. Os pecuaristas que obtiveram os projetos de crédito aprovados são das comunidades Freguesia do Andirá, Tucumanduba e Distrito de Santa Maria do Lago Preto.
O município tem como principal atividade a pecuária de corte e leite com um rebanho de 35 mil animais, entre bovinos e bubalinos. No município, o Idam tem incentivado a adoção de novas tecnologias para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável.
A pecuária de corte e de leite está entre os 21 Projetos Prioritários elaborados pelo Idam com execução até 2022. O objetivo é aumentar a produção e produtividade da bovinocultura e bubalinocultura nos municípios que apresentam maior produção no Amazonas, com diretrizes voltadas a segurança alimentar e nutricional, geração de ocupação e renda na zona rural.