Professora de Cacoal, RO, desenvolve projeto contra dengue


Professora Viviane Briokowiec (Foto: Magda Oliveira/G1)
Professora Viviane Briokowiec
(Foto: Magda Oliveira/G1)

Com 106 projetos inscritos no programa ‘Boas Ideias’ do Governo de Rondônia, a professora de biologia Viviane Briokowiec se destacou com o trabalho ‘Cacoal contra dengue’ e está entre as dez melhores ideias apresentadas.
O trabalho consiste na distribuição de sementes de crotalária. A planta atrai as libélulas, predadores naturais das larvas e do mosquito causador da dengue. O resultado da premiação será divulgado na quarta-feira (30) em uma cerimônia na capital do estado.
O projeto começou a ser desenvolvido há três na Escola Estadual Cora Coralina, a proposta é combater a dengue a partir do cultivo e distribuição da semente da planta para a comunidade. Segundo a educadora, como na escola não há local adequado para cultivar a planta que costuma ser muito sensível, a secretaria de Meio Ambiente firmou um convênio com a escola.
“As plantas são cultivadas no viveiro municipal e a distribuição, além de ser realizada pelos alunos durante a semana do meio ambiente, também é feita pelos agentes de saúde, que passam de casa em casa”, informou Viviane. Para o bom resultado do projeto, mais de 900 alunos se envolvem.
Com a ideia, a professora poderá ganhar um prêmio no valor de até R$ 10 mil. Para a professora o mais importante não é o prêmio, mas sim o reconhecimento profissional. “Independente do resultado, já estou muito feliz por estar entre os dez melhores e poder contribuir com a diminuição dos focos da dengue que é tão agressiva, podendo até levar a morte”, disse Viviane.
Cursando o terceiro ano, a aluna Andressa Santos Silva, de 17 anos, faz parte do projeto e se diz feliz com o resultado positivo alcançado pela escola e espera que o trabalho de combate a dengue continue ajudando a comunidade. “Eu estou bastante empolgada com a ideia da minha escola ganhar o prêmio em primeiro lugar. É uma iniciativa bacana que pode ajudar muita gente”, avalia Andressa.
O resultado da premiação será divulgado na quarta-feira (30) em uma cerimônia na capital do estado.

(Alerta Rodônia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui