Professora de Cacoal, RO, desenvolve projeto contra dengue

Professora Viviane Briokowiec (Foto: Magda Oliveira/G1)
Professora Viviane Briokowiec
(Foto: Magda Oliveira/G1)

Com 106 projetos inscritos no programa ‘Boas Ideias’ do Governo de Rondônia, a professora de biologia Viviane Briokowiec se destacou com o trabalho ‘Cacoal contra dengue’ e está entre as dez melhores ideias apresentadas.
O trabalho consiste na distribuição de sementes de crotalária. A planta atrai as libélulas, predadores naturais das larvas e do mosquito causador da dengue. O resultado da premiação será divulgado na quarta-feira (30) em uma cerimônia na capital do estado.
O projeto começou a ser desenvolvido há três na Escola Estadual Cora Coralina, a proposta é combater a dengue a partir do cultivo e distribuição da semente da planta para a comunidade. Segundo a educadora, como na escola não há local adequado para cultivar a planta que costuma ser muito sensível, a secretaria de Meio Ambiente firmou um convênio com a escola.
“As plantas são cultivadas no viveiro municipal e a distribuição, além de ser realizada pelos alunos durante a semana do meio ambiente, também é feita pelos agentes de saúde, que passam de casa em casa”, informou Viviane. Para o bom resultado do projeto, mais de 900 alunos se envolvem.
Com a ideia, a professora poderá ganhar um prêmio no valor de até R$ 10 mil. Para a professora o mais importante não é o prêmio, mas sim o reconhecimento profissional. “Independente do resultado, já estou muito feliz por estar entre os dez melhores e poder contribuir com a diminuição dos focos da dengue que é tão agressiva, podendo até levar a morte”, disse Viviane.
Cursando o terceiro ano, a aluna Andressa Santos Silva, de 17 anos, faz parte do projeto e se diz feliz com o resultado positivo alcançado pela escola e espera que o trabalho de combate a dengue continue ajudando a comunidade. “Eu estou bastante empolgada com a ideia da minha escola ganhar o prêmio em primeiro lugar. É uma iniciativa bacana que pode ajudar muita gente”, avalia Andressa.
O resultado da premiação será divulgado na quarta-feira (30) em uma cerimônia na capital do estado.


(Alerta Rodônia)

Artigo anteriorApreendidas quatro toneladas de pescado impróprio para consumo em Belém
Próximo artigoJustiça determina exoneração de servidores comissionados em RO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui