

Em uma sessão especial realizada ontem, segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o programa “Vidativa”, da Secretaria de Estado Juventude e Lazer (SEJEL) recebeu do deputado estadual Luiz Castro o certificado de Honra ao Mérito pelos trabalhos realizados com idosos nos Centros de Convivência. O reconhecimento aconteceu na semana em comemorado o Dia de Combate à Violência Contra os Idosos.
Durante a sessão, Luiz Castro propôs que o Poder Público promova campanhas educativas e ações de atendimento digno aos idosos, resguardando assim os direitos da pessoa idosa, a fim de prevenir e erradicar à violência contra aqueles que, em idade avançada necessitam de saúde, de lazer e do respeito da sociedade.
Segundo o parlamentar, a interação entre o jovem e o idoso precisa ser mais estimulada. “O vidativa promove justamente o que precisamos. A interação entre o desporto, o jovem e o idoso. Não existem dúvidas que um programa de alta qualidade como este precisa se tornar uma política permanente de qualquer governo. Esse projeto precisa se tornar algo permanente”, disse o deputado.
O Programa
Implantado em 2006, fruto de uma parceira entre a Sejel e o Conselho Estadual do Idoso (CEI), o Vidativa promove ações que atendam às necessidades de pessoas maiores de 45 anos, proporcionando a prática do esporte e lazer. O Vidativa é composto por 45 grupos de idosos em Manaus. No interior, ele se faz presente em Iranduba (comunidades de Paricatuba e Cacau Pirêra), Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Parintins são os próximos municípios a receberem o projeto. Atualmente, o programa atende atualmente cerca de 5.000 idosos (capital e interior).
—