Implantação da ISO 9001 na CMM tem primeira etapa concluída

Coordenador Leôncio Oliveira apresenta trabalho da Comissão/Foto: Tiago Correa
Coordenador Leôncio Oliveira apresenta trabalho da Comissão/Foto: Tiago Correa
Coordenador Leôncio Oliveira apresenta trabalho da Comissão/Foto: Tiago Correa

O processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), ISO 9001, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) começa a ser colocado em prática, disse o coordenador responsável pela implantação da norma, Leôncio Oliveira, que considerou positiva a primeira fase do processo, a qual envolveu seis setores, onde, em princípio, o Sistema de Qualidade será implantado. “A partir de janeiro de 2015 devemos inserir o sistema em outros departamentos da Casa”, garantiu Leôncio.

Leôncio destacou que nesta primeira fase de planejamento do processo, já concluída, foi adotado o sistema de montagem obedecendo ao PDCA (Planejar, Realizar, Verificar e Agir). “O cronograma que montamos está praticamente com 80% cumprido, mas o principal que precisa para a utilização do processo está pronto, que é a estrutura documental da ISSO, e a partir de segunda-feira (16) o sistema começa a ser utilizado”, garantiu o coordenador.


Mesmo ocorrendo algumas adversidades, as quais considera normais dentro do processo de implantação da norma, Leôncio não vê as “falhas” como problemas que não possam ser solucionados, ao justificar que as pessoas envolvidas no processo não estão acostumadas a trabalhar em cima de planejamento e gestão. “Por isso, alguns prazos estabelecidos não foram cumpridos, mas nada que não possamos resolver essas pendências”, ressaltou Leôncio.

De acordo com o coordenador, os setores da Casa envolvidos no processo de implantação da ISO 9001 são: Comunicação; Serviço de Protocolo; Recursos Humanos; Escola do Legislativo; Coordenação de Informática; Diretoria Legislativa (Protocolo) e Ouvidoria, somando um total de 90 servidores diretamente envolvidos. Leôncio explicou que alguns departamentos tiveram que ficar fora do processo, neste primeiro momento, e que o restante dos funcionários, aproximadamente 1.400, vão entrar no sistema a partir de janeiro de 2015.

“Os que estão trabalhando no escopo da certificação vão sentir pequenas diferenças a partir do momento que utilizar os procedimentos. Quando se fala em procedimento, não são apenas as atividades do dia a dia, mas também outros indicadores como: metas, relatórios de gestão e reuniões frequentes com a diretoria”, citou Oliveira.

Leôncio explicou ainda, que a partir da implantação do sistema, caso, os setores envolvidos cometerem falhas com clientes internos, essas falhas logo serão percebidas, registradas e negociadas, considerando assim não conformidades. “Os servidores envolvidos logo começarão a sentir o Sistema de Qualidade”, disse Leôncio, ao acrescentar que nesse primeiro momento do processo a Casa como um Todo não sentirá essa mudança, somente os poucos setores envolvidos. “A partir de 2015 quando os outros setores começarem a aplicar o sistema, aí sim, teremos mudanças significativas”, completou o coordenador.

Leôncio avaliou ainda, que no primeiro momento, só o fato da CMM obter a certificação, já servirá de referencia para outras Casas Legislativas e outros órgãos públicos para também buscar qualidade na gestão. “ISO 9001 é fornecer os serviços com excelência”, disse o coordenador, ao reforçar que a implantação da ISO trará para a CMM um nível de excelência maior.

Artigo anteriorPrograma ‘VIDATIVA’ recebe homenagem por trabalho realizados com idosos
Próximo artigoMulher mata o namorado acidentalmente com facada durante jogo sexual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui