Projeto da UEA capacita professores para desenvolver aprendizagem por arte

Professores participam de cursos da UEA/Foto: Divulgação
Professores participam de cursos da UEA/Foto: Divulgação
Professores participam de cursos da UEA/Foto: Divulgação

Vinte e cinco professores da rede pública municipal e estadual participaram, no último fim de semana, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), do encerramento da Oficina de Teatro do Projeto Diversidade e Tecnologia para Produção de Novos Talentos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O projeto faz parte do Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é desenvolver metodologias para o ensino da linguagem teatral aos professores e melhorar o aprendizado dos alunos. A oficina foi desenvolvida sobre a orientação dos professores do Curso de Teatro da UEA e de alunos finalistas do curso.


A coordenadora do projeto, professora Gislaine Pozzetti, ressaltou a importância de arte ser trabalhada como conteúdo obrigatório na educação básica, e não apenas como projetos.

“A linguagem teatral é de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo. A partir do momento em que a gente não a tem o teatro inserido nos currículos escolares da educação básica, nós estamos deixando de oferecer uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para a sociedade”.

Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Wilson Mota, do bairro redenção, Regina Coeli, poder trabalhar o lúdico e o teatro com a educação infantil ajuda o professor a transmitir o conteúdo de uma forma mais didática para os alunos.

“A gente como educador, muita vezes, vai dramatizando e acha que está fazendo teatro. Nesse curso nós aprendemos que a linguagem do teatro é muito mais complexa, não é apenas passar um personagem ao aluno, mas devemos explicar a dramatização, além de incentivar a participação do professor nas atividades”, acrescentou a professora.

Artigo anteriorVereadores da CMM têm cinco dias para apresentar emendas à LDO
Próximo artigoAbstenção causa prejuízo aos cofres públicos, diz presidente do TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui