

A Associação Comercial do Amazonas (ACA), em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas, através do programa Assembleia Cidadã, anunciou o reinício do projeto Estimular, encontro de idosos executado pelo Conselho Permanente da Mulher Executiva (CPMEA), órgão auxiliar da ACA, anúncio feito pelo presidente da ACA, Ismael Bicharra, o deputado estadual Adjuto Afonso (PP) e as integrantes do programa.
O projeto Estimular reúne mais de 50 idosas de Manaus que aprendem a bordar, aplicar tinta em tecido, aulas de corte costura, tirando-as da ociosidade. “Havíamos encerrando o projeto porque a coordenadora não poderia dar continuidade as atividades. No entanto, o deputado Adjuto nos procurou e mostrou a necessidade de darmos a continuidade nesse importante trabalho e a Assembleia Legislativa será nossa parceira na administração deste programa”, informou o presidente da ACA, Ismael Bicharra.
Para Adjuto, o projeto além de prestar um trabalho social ajuda a resgatar a saúde física e mental de muitas idosas, uma vez que elas se ocupam com atividades lúdicas e ainda adquirem uma renda extra com a venda dos produtos que apreendem a fazer após os cursos. “Elas se encontram uma vez por semana, conversam, aprendem coisas novas e, ainda, conseguem uma renda extra. Muitas delas ficam ociosas e sabemos que neste momento elas precisam fazer uma atividade para se sentirem mais revigoradas e o projeto Estimular contribui para isso”, argumentou o parlamentar.
Uma das integrantes do projeto e professora de crochê, Sandra Assis, declarou que o retorno do programa vai dar vida as idosas que deixaram de praticar atividades após o término do encontro, há alguns meses. “O projeto tira elas de casa e do estresse do dia a dia. Muitas delas se sentem mais felizes porque nessa idade muitas só cuidam da casa ou dos netos”, disse.