


Cerca de cem estudantes, alunos do curso de Marketing da Uninorte, caminharam da Praça da Polícia até a Praça do Congresso, no Centro de Manaus, chamando a atenção de comerciantes e da população que trabalha ou transita naquela área da cidade, para a necessidade de uma consciência responsável com relação ao destino do lixo. A ação faz parte do projeto “Parada Limpa, esse papel também é seu”.
Até quem não era estudante da faculdade resolveu se juntar ao grupo. Keitiane Soprano, autônoma, gostou da ideia e foi ajudar a recolher o lixo jogado nas ruas do Centro. “Fiz questão de me juntar a eles para fazer a minha parte. Se cada um fizesse a sua. A cidade seria muito mais bonita”, disse a voluntária.
Somente no percurso entre a Praça da Polícia e a Praça do Congresso, em meia hora de caminhada, os alunos conseguiram recolher 16 sacos com lixo. Os Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos, fizeram a festa durante todo o percurso e junto com o ‘Markito’, boneco criado pelos alunos para ser o mascote do projeto, divertiram as pessoas por onde passaram.
De acordo com a aluna do sexto período de Marketing, Danielle Conceição, uma das idealizadoras do projeto, esse foi apenas o primeiro passo. Agora, a turma vai concentrar esforços para nos dias 4 e 5 de novembro fazer uma grande reforma nas duas paradas de ônibus que ficam por traz do Hospital Beneficente Portuguesa, na Avenida Getúlio Vargas, que hoje atende a 44 linhas do transporte coletivo urbano.
A parada vai ser lavada, paredes pintadas e grafitadas com desenhos que remetem à Manaus antiga. A iluminação vai ser reforçada e a estrutura das paradas recuperadas. O projeto também levou 28 camelôs que atuam na área que compreende a Avenida Getúlio Vargas, Av. Joaquim Nabuco, Rua 24 de maio e Rua 10 de Julho, a passarem por cursos de Manipulação de Alimentos e Gestão de Negócios, através do Sebrae e Sesi.
O projeto “Parada Limpa, esse papel também é seu”, tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Centro (Semc), Semulsp, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).