AC: Homem diz que espera há 4 anos por cirurgia na rede pública, em Rio Branco

Nonato diz sentir fortes dores e falta de apetite/Foto: Thácita
Nonato diz sentir fortes dores e falta de apetite/Foto: Thácita
Nonato diz sentir fortes dores e falta de apetite/Foto: Tácita Muniz

O autônomo Nonato Bastos de Souza, de 43 anos, se queixa de fortes dores e falta de apetite por conta de um problema que possui na vesícula. Segundo o autônomo, há 15 anos descobriu o problema e há 4 tenta realizar a cirurgia da retirada do órgão na Fundação Hospitalar do Acre, em Rio Branco. Porém, ele diz que fez os exames necessários por três vezes, mas, este ano ao ser chamado para fazer o procedimento, foi informado que o exame estava vencido e que não poderia ser operado.

“Já fiz os exames três vezes e quando consegui ser chamado os exames eram do ano passado e não valiam para este. Eu queria saber se não tem como me colocarem como um caso de emergência porque da última vez que fui lá até passei mal”, relata.


Nonato conta ainda que, além das dores que sente constantemente, sofre com a falta de apetite. “É ruim até para dormir e comer. Se eu almoço, não janto e têm dias que não consigo fazer nenhuma refeição. Sinto dores, estômago cheio”, conta.

Segundo o autônomo, ele chegou a fazer uma ultrassom este ano, mas passou mal durante os exames na Fundação. “Da última vez passei mal e fui embora, vez ou outra eu tenho umas crises fortes. Eles alegam que não tem vaga, então eu peço que me ponham como emergência”, diz.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesacre), o único registro de solicitação de cirurgia para Nonato está datado no 13 de novembro de 2013. A secretaria também informou que por ser uma cirurgia eletiva, ou seja, que não oferece risco à saúde do paciente, outras emergências acabam tendo prioridade. Porém, o autônomo deve passar pelo procedimento ainda neste sábado (25), quando deve ser realizado um mutirão de cirurgia na capital.

Artigo anteriorMega-Sena sorteia prêmio de R$ 60 milhões neste sábado (25)
Próximo artigoProjeto Uninorte e PMM conscientiza população para manter centro limpo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui