Protocolo do MS sobre uso da ‘pílula do dia seguinte’ contra Aids, destacado na CMM

Vereador Dr. Ewerton/Foto: Tiago Correa

O presidente da Comissão de Saúde de Câmara Municipal de Manaus, vereador Dr. Ewerton (PSDB), na sessão de hoje, segunda-feira (27), para destacar o novo protocolo para uso da “pílula do dia seguinte” contra Aids, aprovado e publicado na semana passada no Diário Oficial da União. “O protocolo atualiza e uniformiza o acesso de medicamentos contra o HIV para os diferentes grupos aos quais a terapia é recomendada. A ideia é evitar o avanço da Aids no país”, ressaltou o parlamentar. Ele frisou que o novo protocolo abranger três categorias: de trabalhadores de saúde que tiveram contato com o vírus por acidente de trabalho, vítimas de violência sexual e pessoas que tiveram relação sem proteção.


O documento do Ministério da Saúde, conforme explicou o vereador, também prevê redução do tempo de acompanhamento do tratamento de seis para três meses, assim como recomenda os medicamentos utilizados para o tratamento sejam ministrados até 72 horas após a exposição ao vírus.

No total, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no novo protocolo (tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir).

Dr. Ewerton disse ainda que os medicamentos estão disponíveis em serviços especializados no tratamento contra a Aids, assim como em alguns postos de saúde. Ele lembrou também que as 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal contam com a oferta do ‘teste rápido’ para detecção de HIV, sífilis e hepatite (B e C).

Artigo anteriorCentral de Penas Alternativas reduzirá número de presos provisórios no AM
Próximo artigoComissão do Senado debaterá, em Manaus, ampliação dos contratos de terceirização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui