
Uma quarta cheia de futebol da Copa do Brasil, com destaques para dois clássicos regionais, cada um com tempero diferente, no Maracanã e no Beira-Rio.
Mas, apesar da qualidade do jogo, a Ilha do Retiro que recebe Sport Recife x Botafogo, tem um motivo a mais para a torcida fazer a festa: Vanderlei Luxemburgo está de volta depois de um bom tempo afastado, trazendo para a torcida pernambucana as suas frases de feito como esta: “O Sport quer título, então foi me buscar”!
Grêmio enfrenta o Flu no Maracanã precisando de um empate

O Fluminense recebe o Grêmio hoje, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília – 18h30 de Manaus), no Maracanã, em um choque de tricolores pela rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Os gremistas ganharam na ida por 3 a 1 e agora têm a vantagem até mesmo de poderem perder por um gol de diferença. Já os cariocas tem que fazer 2 a 0 pelo menos que avançam, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Caso devolva o 3 a 1, o time das Laranjeiras forçará a disputa de pênaltis.
As duas equipes estão vivendo um bom momento, porém, no fim de semana pagaram um preço alto pelo excesso de jogos. O Grêmio, preservando os titulares, foi derrotado pelo Sport por 4 a 3. Já o Fluminense caiu por 3 a 2 diante do Vasco em São Januário.
“Infelizmente o que aconteceu no fim de semana ficou para trás. Perdemos a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, mas temos um jogo pela Copa do Brasil e não podemos cometer erros. É preciso pressionar desde os primeiros minutos, impondo o nosso estilo de jogo e com muita responsabilidade”, avisou o lateral-esquerdo Léo.
Abel Braga, comandante do Fluminense, espera um choque equilibrado.
“O Fluminense é um time de muita entrega e de muita luta. Não vamos abrir mão de lutarmos por uma vaga nas quartas de final. Mas posso alertar que não vai ser nada fácil, principalmente porque o elenco é enxuto e as batalhas estão exigindo cada vez mais. O Grêmio é uma equipe muita qualificado e bem treinada pelo seu comandante. Acredito em um choque muito equilibrado, conforme manda o encontro entre dois times muito talentosos. Temos que inverter uma vantagem e por isso mesmo vamos precisar de muita eficiência e equilíbrio”, disse Abel.
Em termos de escalação, o Fluminense manterá a base que foi superada pelo Vasco, pois o atacante Wellington Silva não conseguiu se recuperar de uma pubalgia e segue de fora, assim como o meia equatoriano Junior Sonorza, que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e ficará três meses afastado dos gramados.
Mesmo podendo perder por um gol de diferença, o Grêmio está bastante focado para o duelo na Copa do Brasil. No domingo, pela terceira rodada do Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi preferiu poupar o grupo principal e colocou em campo um time totalmente reserva.
Para encarar o Fluminense, o treinador gremista deve manter o mesmo time que goleou o Zamora-VEN por 4 a 0, a única alteração deve ser o retorno de Ramiro no lugar de Gastón Fernández, no meio de campo. O comandante ainda não vai contar com o lateral-direito Edílson, o volante Maicon e o meia-atacante Miller Bolaños. Os três ainda estão se recuperando de lesões.
Antes do confronto, Renato teve a oportunidade de comandar apenas um treino com o time que vai a campo nesta quarta-feira. O atacante peruano Beto da Silva, que estreou contra o Sport entrando no segundo tempo da partida, volta a ser opção para o decorrer do jogo.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE X GRÊMIO
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília- 18h30 de Manaus)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Douglas, Jefferson Orejuela, Wendel e Gustavo Scarpa; Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortéz; Michel, Arthur, Luan, Ramiro, Pedro Rocha; e Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.(ESPN)
Palmeiras pega o Inter pelo empate no Beira-Rio

Com a vantagem do empate para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras visita o Internacional hoje, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília – 20h45 de Manaus), no Beira-Rio, com ambas as equipes vindo de derrotas doloridas em suas respectivas divisões do Campeonato Brasileiro, mas a situação do Colorado é mais grave, uma vez que o técnico Antônio Carlos Zago foi demitido após o resultado negativo contra o Paysandu.
Depois de treino fechado na tarde desta terça-feira, o técnico Cuca terá novamente à disposição o zagueiro Edu Dracena e o lateral Zé Roberto, ambos poupados na derrota por 2 a 0 para o São Paulo no sábado. Jean e Mina devem compor o restante do setor defensivo alviverde.
Mesmo após as falhas no clássico e treinar separadamente da equipe no rachão de terça, Fernando Prass participou normalmente das cobranças de pênalti e também deve ir a campo. A maior dúvida fica na ponta direita, com Roger Guedes e Willian como principais peças de Cuca para a posição.
Após ter trabalhado fora de campo, realizando reforço muscular na parte interna do CT do Palmeiras, o colombiano Guerra também é outro nome que deve estar entre os onze titulares de Cuca
Jogando em casa, o Inter tem a difícil missão de reverter o resultado negativo da primeira partida e derrotar o Palmeiras por dois gols de diferença. Além disso, o colorado está sem técnico. Após a derrota para o Paysandu, no último sábado, a direção do clube demitiu Antônio Carlos Zago. Para o confronto nesta quarta-feira, o auxiliar técnico Odair Hellmann vai estar na casamata comandando o Inter.
O time que vai entrar em campo deve ser praticamente o mesmo que atuou no final de semana. Contudo, sem o atacante William Pottker, o atleta já disputou a competição vestindo a camisa da Ponte Preta e assim não pode jogar o mesmo torneio no mesmo ano por outro clube. Para o lugar de Pottker, o jogador Marcelo Cirino deve ser o substituto.
O capitão D’Alessandro deve regressar ao time. Com desgaste muscular, o argentino foi preservado do confronto no final de semana para estar 100% no jogo contra o Palmeiras. O volante Rodrigo Dourado sentiu o ombro após queda no duelo contra o Paysandu, mas não preocupa. Caso não atue, Charles deve entrar no lugar.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PALMEIRAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 31 de maio de 2017, domingo
Horário: 21h45 (de Brasília-20h45 de Manaus)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeira (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio S Santiago e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG)
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta, Uendel; Edenilson, Rodrigo Dourado (Charles), Felipe Gutiérrez, D’Alessandro; Marcelo Cirino e Nico López.
Técnico: Odair Hellmann (interino)
PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Tchê Tchê, Felipe Melo e Guerra; Roger Guedes (Willian), Dudu e Borja
Técnico: Cuca (Gazeta Espotiva)
Outro jogos de hoje (31):
Atlético PR x Santa Cruz (Arena da Baixada) – 18h30
Sport x Botafogo – Ilha do Retiro – 20h45
Atlético MG x Paraná – Independência – 20h45