Queda histórica de desemprego atinge a menor taxa em 10 anos no Brasil

Desempregados no país caiu para 7,5%, segundo Pnad - foto: recuperada/arquivo

Índice de pessoas desempregadas no país caiu para 7,5%, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad)


Dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revela que, sob o governo Lula, o desemprego segue caindo no Brasil e chegou, no trimestre encerrado em abril, a 7,5%, considerada uma taxa histórica por ser a menor para o trimestre em 10 anos – quando o índice de desemprego era de 7,2%.

Segundo a última Pnad contínua, a taxa de desemprego no trimestre imediatamente anterior foi de 7,9%. Ou seja, a queda no índice vem se mostrando constante, com redução no número de pessoas desempregadas mês a mês.

Lula durante visita à planta de produção de etanol de segunda geração, no Parque de Bioenergia Bonfim. Créditos: Ricardo Stuckert

Foram registrados 8,2 milhões de brasileiros desempregados entre fevereiro e abril, enquanto nos três meses anteriores o número era de 8,6 milhões. A queda na taxa de desemprego foi ainda mais acentuada se o primeiro trimestre de 2023 for utilizado como parâmetro.

Confira a queda da taxa de desemprego por trimestre na tabela abaixo:

Recorde de emprego com carteira assinada no setor privado 

A Pnad Contínua destaca, no novo estudo, que número de empregados com carteira de trabalho no setor privado, no trimestre encerrado em abril, também bateu recorde: chegou a 38,188 milhões, o maior contingente da série histórica do levantamento, iniciado em 2012.

“Houve estabilidade no trimestre e alta de 3,8% (mais 1,4 milhão) no ano. O número de empregados sem carteira no setor privado (13,6 milhões) também foi recorde da série histórica, mantendo-se estável no trimestre e crescendo 6,4% (mais 813 mil pessoas) no ano”, pontua o IBGE.

Confira a pesquisa completa aqui.

Forum

Artigo anteriorPrefeitura convoca quatro profissionais aprovados no concurso público da Semsa
Próximo artigoPrefeito bolsonarista do PSDB proíbe jornalista de fazer perguntas em coletiva de imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui