Raikkonen vencer nos EUA e adiar decisão do título


Por pouco! Não foi desta vez que Lewis Hamilton conseguiu conquistar o pentacampeonato mundial da Fórmula 1. Neste domingo, em Austin, o inglês da Mercedes bem que tentou, mas acabou superado por um inspirado Kimi Raikkonen. Com duas paradas nos boxes, o britânico viu a Ferrari enfim acertar a estratégia, que valeu a vitória para o finlandês campeão de 2007. Primeiro triunfo dele desde o GP de Australia de 2013, 21º na carreira.

Sebatian Vettel, por sua vez, voltou a errar na primeira volta, mas, após o toque com Daniel Ricciardo, iniciou uma impressionante corrida de recuperação. A ultrapassagem derradeira aconteceu na penúltima volta, quando o alemão se aproveitou de um erro de Valtteri Bottas para ser o quarto e salvar o campeonato. Max Verstappen, que saiu da 18ª colocação no grid, deu show de ultrapassagens, segurou Hamilton no final e recebeu a quadriculada em segundo.

O Top 3 do GP dos EUA de F1 — Foto: Reprodução/Twitter

Largada

Excelente largada de Kimi Raikkonen no GP dos EUA. Saindo da segunda colocação, o finlandês colocou por dentro da curva 1 e tomou a ponta de Lewis Hamilton. Um pouco mais atrás, Sebastian Vettel iniciou uma intensa disputa com Daniel Ricciardo pela quarta colocação. Após ultrapassar o australiano, o tetracampeão da Ferrari não conseguiu se manter à frente, tocando a RBR #3 e rodando. Ele caiu para a 15ª colocação.

Excelente largada de Kimi Raikkonen no GP dos EUA – Foto: Reprodução/Twitter

Momentos-chave

1. Alonso X Stroll – Ainda na largada, Lance Stroll atinge em cheio a McLaren de Fernando Alonso, que é obrigado a abandonar a corrida. O espanhol esbraveja pelo rádio contra o piloto da Williams: “Não se pode correr com esses pilotos”.

2. Grosjean X Leclerc – Outro toque que acontece ainda na primeira volta é o de Romain Grosjean em Chales Leclerc. Apesar de o piloto da Sauber rodar, quem leva a pior é o próprio Grosjean, que precisa recolher sua Haas aos boxes.

3. Azar de Ricciardo – Mesmo após vencer a batalha com Vettel, Ricciardo deixa o GP dos EUA com problemas no carro da RBR. É o sétimo abandono do australiano na temporada.

4. Hamilton nos boxes – Tranquilo na briga pelo pentacampeonato, Lewis é o primeiro dos ponteiros a ir para os boxes.

5. Raikkonen segura Hamilton – Ainda sem fazer o primeiro pit-stop, Raikkonen segura bravamente Hamilton na briga pela liderança.

6. Kimi nos boxes – Não demora muito para que o finlandês da Ferrari faça a primeira parada.

7. Quem diria? – Ferrari ordena que Vettel abra caminho para Raikkonen. O finlandês assume a segunda posição, pouco mais de 16s atrás de Hamilton.

8. Segunda parada – Para alívio da Ferrari, Hamilton vai aos boxes efetuar o segundo pit stop. A Mercedes calça pneus macios no carro do inglês, que volta em quarto, logo atrás de Bottas.

9. Jogo de equipe – Bottas abre caminho para a ultrapassagem de Hamilton. Inglês tem pouco mais de 7s de desvantagem para o líder.

10. Que disputa! – Hamilto ataca Verstappen pelo segundo lugar, mas erra e permanece em terceiro.

11. No finalzinho – Vettel se aproveita de erro de Bottas para tomar o quarto lugar e salvar a briga pelo pentacampeonato.

Veja o resultado final do GP dos EUA

Corrida – Austin – GP dos EUA — Foto: Reprodução/Twitter

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui