RDS do Rio Uatumã abre a temporada de pesca esportiva 2014

RDS Uatumã, em São Sebastião do Uatumã. FOTO: Divulgação
RDS Uatumã, em São Sebastião do Uatumã. FOTO: Divulgação
RDS Uatumã, em São Sebastião do Uatumã. FOTO: Divulgação

A temporada de pesca esportiva 2014 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã tem início neste mês de agosto. Ela é a primeira unidade de conservação no Estado do Amazonas a receber a autorização para o desenvolvimento do uso público na unidade, o que possibilita maior autonomia para os moradores sobre os rumos a serem tomados no local.
Na RDS do Uatumã, vivem cerca de 300 famílias, divididas em 20 comunidades. O acesso se dá, principalmente, pela Vila de Balbina, que pertence ao município de Presidente Figueiredo (AM) ou pelo município de Itapiranga (AM).


A pesca esportiva ocorre na região anualmente durante todo o segundo semestre, com picos maiores durante o período de agosto a outubro. De acordo com os moradores, essa é uma prática existente há aproximadamente 40 anos, desde antes da criação da reserva.

A RDS do Uatumã tem recebido ao longo dos anos um grande contingente de pescadores esportivos da região sudeste do país e de outros países. Essa demanda é atendida por empresários que não moram na unidade de conservação. Por isso, a Associação Agroextrativista das Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (Associação-Mãe), conforme a autorização SDS Nº001/2014, tem agora o direito de realizar a prestação de serviços de uso público na área, podendo assim desenvolver e decidir sobre as condições relacionadas ao uso público.

Entre as mudanças para a temporada de 2014, é possível destacar o pagamento de taxa para a prática da pesca esportiva na RDS Uatumã, no valor de R$ 25,00 por pescador. Ela deverá ser paga para a Associação-Mãe, que utilizará do recurso para auxiliar o monitoramento da atividade pelos próprios moradores. Também será necessária a autorização da Associação-Mãe para a prática da atividade na unidade.

Dados Gerais:

Criação: Decreto Estadual n º 24.295, de 24 de junho de 2004
Área: 424.430 ha
Localização: Municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã
Extrativismo: Castanha, tucumã, palha babaçu, cipó titica, breu e madeira
Pesca: Jaraqui e matrinxã
Agricultura: Mandioca/macaxeira, melancia, feijão
Atividades de uso público: Pesca esportiva do tucunaré

Artigo anteriorA velha campanha do MEDO volta à cena?!…
Próximo artigoApós denúncia, PM reforça segurança em ramais próximos ao ‘Viver Melhor’

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Estive visitando o seu site e tenho uma proposta interessante para você. Conheça o nosso sistema para o seu ramo Imobiliário, venha conhecer, se tiver interesse em fechar, eu consigo te dar um desconto de 30%. Não perca vendas por ter um site simples ou indisponível na maior parte do tempo. O seu site http://correiodaamazonia.com.br, pode lhe render mais vendas, conte com a nossa ferramenta.

    Um grande abraço
    Carlos Lima
    http://www.brasline.com.br/imobweb

  2. Tenho um terreno no Rio Uatuma dentro da RDS, quero trabalhar na área de turismo – O que e preciso, quais as taxas e autorizações para esta atividade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui