Reaproveitar móveis usados é alternativa para decorar ambientes

Prática de upcycling tem se tornado tendência e é uma maneira de inovar sem gastar muito/Foto: Divulgação

Usar a criatividade para decorar ambientes é um dos principais fatores para trazer mais originalidade e inovação. Por isso, uma das grandes tendências do momento é o reaproveitamento de móveis ou peças usadas. Afinal, é uma maneira de mudar o estilo da casa sem gastar muito.

Essa técnica de reaproveitamento também é conhecida por upcycling. Ou seja, é a reutilização de móveis antigos. De acordo com Cris Paola, arquiteta e designer de interiores, em entrevista ao portal Tua Casa, essa técnica é “o reaproveitamento de materiais ou objetos para criar novos itens na decoração, com um novo significado”.

Sendo assim, com poucas ferramentas e até mesmo com a técnica DIY (faça você mesmo, em tradução livre), é possível fazer grandes transformações. Por exemplo, o pallet (estrado de madeira) é um material muito utilizado, que pode se tornar lindos painéis, bancos, mesas e até mesmo cabeceiras. Além disso, armários, mesa, tonel, entre outros móveis, podem ser reaproveitados com muita autenticidade.

Além da economia ao reaproveitar móveis, a técnica do upcycling também é muito benéfica para o meio ambiente, pois é uma prática sustentável que visa o reuso consciente ao invés de simplesmente descartar o que é usado e antigo. Confira abaixo três ideias para renovar sua casa de um jeito criativo, econômico e sustentável:

1. Com um toque de originalidade, transforme cadeiras antigas

Com um pouco de tinta, ferramentas para conserto e criatividade, é possível transformar uma cadeira quebrada ou antiga em uma novinha em folha. Se você não tem muitas habilidades com desenhos e traços diferentes para mudar a cadeira, que tal simplesmente mudar a cor? Uma cadeira marrom comum, por exemplo, pode se transformar em uma vermelha ou verde. Isso fará toda a diferença na decoração — basta escolher a cor que mais combina com os demais itens do ambiente.

2. Estrado de cama ou pallet podem virar uma estante

Trocou de cama ou encontrou uns pallets por aí? Que tal fazer uma estante para a sala ou o escritório? Para isso, basta lixar o material, pintar da cor que preferir e pregar na parede desejada.

3. Tem uma caixa de madeira ou baú que não usa mais?

Que tal transformá-lo em um confortável puff? Para isso, arrume uma almofada (ou espumas) do tamanho da caixa ou do baú e forre-a com o tecido que preferir. Essa dica também vale para pallets.

Além de criar um novo assento para a sala ou outro ambiente, esse novo item também pode e deve fazer parte da decoração. Use e abuse da criatividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui