

Em seu pronunciamento na manhã de hoje, quinta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Orlando Cidade (PTN), comemorou o recorde da produção agrícola do Brasil, apesar das dificuldades e de crises setoriais em outras áreas.
Na opinião do parlamentar, “isso faz com que o agronegócio a cada dia contribua, e, muito, com a economia brasileira”, ressaltou.
Segundo o parlamentar, a área de produção em 2013, foi de 52,8 milhões de hectares, um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior. “Isso revela outro fator positivo, que o Brasil conseguiu produzir uma percentagem superior à do aumento da área plantada, o que revela um avanço no aproveitamento da produção”, destacou.
Setor Primário
Para o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR), da Assembleia/Am, projetos ligados ao setor deixam de ser executados por esbarrarem nas determinações impostas pela legislação. “Temos enfrentado inúmeros problemas para implantar ações voltadas para a piscicultura, pecuária e agricultura no Estado por conta das rígidas leis ambientais no Amazonas. Essa situação precisa ser revista, pois será impossível que o segmento no Estado avance”, disse.
Ainda, segundo Cidade, grande parte dos alimentos disponíveis para comercialização nas feiras, mercados e supermercados locais é oriunda de outros estados, pois o Amazonas não supre a necessidade dos amazonenses. “Somos importadores quando poderíamos produzir, condição que precisa ser revertida se questões fundiárias forem resolvidas e se as leis e órgãos ambientais forem mais flexíveis”, argumentou. “Além disso, precisam ser criadas alternativas para o homem do interior que depende economicamente do setor primário para sobreviver”, completou.