Reeducandos do CDPM 1 iniciam curso de jardinagem e paisagismo

Foto: Divulgação

MANAUS – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa cogestora New Life Gestão prisional, iniciou nesta semana, o curso de Jardinagem e Paisagismo no Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1). O objetivo da capacitação é qualificar a mão de obra carcerária e promover novas vias para o retorno dos internos à sociedade por meio do mercado de trabalho.

Com 40 horas de carga horária total, o curso terá a participação de 15 internos da unidade, que receberão aulas ministradas pelo instrutor Vander Marques sobre tipos de plantas, técnicas de plantio e mudas, manutenção de jardim, tipos de pedras para ornamentação e objetos de decoração para jardim interno e externo. “Ao final do curso, eles serão certificados e poderão fazer dessa área sua nova profissão”, disse Vander.

O reeducando Carlos Tiago (nome fictício), que está inserido no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, expressa sua satisfação em participar de mais um curso na unidade. “As capacitações ofertadas aqui dentro têm tido uma grande influência na minha vida. Estou extremamente feliz em poder participar desse curso de jardinagem. Essa é uma área muito interessante e eu quero aprender bastante sobre ela para, quem sabe no futuro, poder fazer uso dessa profissão lá fora quando deixar o sistema”, declarou.

A gerente de Ressocialização do CDPM 1, Luana Aline Castro Marinho, afirma que o curso, além de qualificar os internos profissionalmente, serve também para gerar um maior cuidado por parte de cada um deles com os seus espaços de convivência.

“Por meio dos conhecimentos adquiridos, eles desenvolvem o cuidado com os jardins e por áreas comuns da unidade prisional. Esse é um curso que já deu certo no CDPM 2 e que agora trazemos para o CDPM 1. Em breve, nossas instalações estarão mais embelezadas para os próprios internos, colaboradores e visitantes, sejam eles familiares, advogados ou agentes públicos”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui