Relatório IPCC alerta sobre emergência climática

Foto: Rodrigo Duarte/Greenpeace

Divulgado hoje, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC – sigla em inglês), resume o mais recente entendimento científico sobre o que está acontecendo com nosso sistema climático e revela que a influência humana é responsável por alta de 1,07°C na temperatura global comparada a níveis pré-industriais.


O relatório é parte de um estudo maior a ser finalizado em 2022, organizado por cientistas que representam 195 países, no qual a ciência se compromete a apontar como as ações humanas estão alterando o clima do mundo, alertar sobre quais serão os rumos do planeta caso não haja uma ação política e evidenciar a urgência em adotar políticas para reverter a crise do clima que já afeta todos nós.

O Brasil tem um papel fundamental no enfrentamento da crise do clima, que passa pelo fim do desmatamento da Amazônia, principal fonte de emissões de gases do efeito estufa. Porém, somente no último mês de julho a Amazônia teve 1.417 km² desmatados.

“O Brasil segue vítima dos desmontes ambientais orquestrados pelo governo de Jair Bolsonaro e executado pelo Congresso Nacional, que se recusa a ter metas ambiciosas para conter a ação humana na destruição do meio ambiente. Ao invés de se preocuparem em adotar políticas públicas para conter nosso maior fator de emissões de gases de efeito estufa, nossos governantes seguem aprovando projetos de lei que premiam a ação de grileiros, uma chaga colonial que desrespeita os povos indígenas, as comunidades tradicionais, e todos os brasileiros que já são atingidos pela crise do clima”, declara Fabiana Alves, Coordenadora de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil.

Veja imagens do impacto das mudanças climáticas no Brasil e no mundo aqui.
Nossos porta-vozes estão disponíveis para entrevistas.

Artigo anteriorRespirAR leva tenda itinerante ao Complexo Turístico da Ponta Negra
Próximo artigoFilho é morto e pai leva tiro nas primeiras horas do dia dos pais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui