Ricardo Paiva é nomeado defensor geral para biênio 2020/2022

Foto: Divulgação

Após ser aclamado na eleição entre os membros da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ricardo Paiva foi nomeado pelo Governo do Estado como defensor geral do Amazonas para o biênio 2020/2022. O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Carlos Almeida Filho, nesta quinta-feira (12).
De acordo com o decreto, o defensor público Ricardo Paiva, que atualmente é o Diretor de Planejamento da DPE-AM, assume o comando do órgão a partir de 1º de março. Conforme a legislação, o defensor geral é nomeado pelo governador do Estado, a partir de lista tríplice definida na votação entre os defensores públicos.

No pleito deste ano, apenas o defensor Ricardo Paiva candidatou-se ao posto. Ao todo, 116 defensores estavam aptos a votar. Destes, 100 participaram da eleição realizada no último dia 29. Paiva recebeu 88 votos.

Troca de gestão

Ricardo Paiva assume o comando da Defensoria após a instituição ser comandada por Rafael Barbosa ao longo de dois biênios. Desde março de 2016, quando assumiu o cargo, a DPE-AM inaugurou cinco polos de atendimento no interior do Estado, passando a atender 70% da população amazonense.

Nos últimos quatro anos, a Defensoria também realizou dois concursos públicos, sendo um para o cargo de defensor e outro para funções de assistente técnico e analista jurídico. Dos certames, já foram empossados 27 defensores públicos e 37 servidores. Outro certame acontece neste domingo (15) e oferece vagas para sete municípios onde a DPE-AM deve inaugurar novos polos de atendimento.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui