TCEAM
Início Amazonas Rio Negro baixa para 28,96 metros e deixa status de inundação severa

Rio Negro baixa para 28,96 metros e deixa status de inundação severa

Foto: Reprodução

Após ultrapassar a cheia histórica e chegar à cota de 30,02 metros, o nível do rio Negro, em Manaus, baixou para 28,96 metros nesta sexta-feira (30) e deixou o patamar de inundação severa. Desde quando atingiu a cota de 29,00m, em 30 de abril, até ontem, o rio Negro permaneceu um total de 90 dias em estágio de inundação de severa, o que também é um recorde.

De acordo com o Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o mesmo aconteceu em outros municípios do Amazonas que sofreram com a cheia.
Apesar do fato do rio ter deixado a cota de inundação severa representar um alívio para a situação do Município em geral, O Negro ainda encontra-se acima da chamada cota de inundação.


A pesquisadora Luna Gripp explica que “a cota de inundação é estabelecida quando pelo menos um ponto do município está sofrendo inundação. Já a cota de inundação severa é caracterizada quando a inundação representa um problema significativo para o município como um todo. Para Manaus, a cota de inundação é de 27,50 m, o que indica que o rio precisa baixar ainda aproximadamente 1,50 m para que nenhum ponto de inundação seja observado na cidade”.

Desde o mês de junho, o nível do rio Negro havia se estabilizado na cota de 30 metros, demarcados no Porto de Manaus (AM). No entanto, o último boletim confirmou as expectativas de processo de vazante dos trabalhos anteriores. De acordo com a publicação do SGB-CPRM, o rio começou a descer de forma mais nítida nas últimas semanas em todas as estações monitoradas, indicando um possível fim do período de enchente em toda a sua calha principal. O nível vem descendo em média 4 centímetros por dia ao longo da última semana.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas assina contrato para pavimentação de ramal em Guajará
Próximo artigoAugusto Ferraz é a cópia do ex-prefeito Chico Doido, aponta moradores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.