
Após um longo período de estiagem, os rios a da Amazônia voltam a registrar subida. Os níveis estão aumentando, ainda que lentamente, em decorrência do começo do inverno amazônico.
Em Manaus, o nível do Rio Negro ultrapassou a marca dos 18 metros, o Serviço Geológico do Brasil (SGB). “O que podemos observar é uma boa recuperação das bacias localizadas na porção mais ao sul da bacia, dos rios afluentes de margem direita do Solimões, como o Madeira e o Purus”, destacou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB de Manaus, Andre Martinelli.
O Rio Solimões mantém o processo de enchente, com elevações médias diárias de 17 cm nas estações de Tabatinga e Fonte Boa, onde os níveis são considerados normais para o período. Em Manacapuru o registro é de aumentos diários de 17 cm.
A Bacia do Rio Madeira voltou a subir com maior intensidade em Porto Velho, numa média diária de 30 cm, estando atualmente em 9,68 m. Em Humaitá, o rio também apresentou recuperação, com aumentos médios diários de 12 cm, considerados normais para o período.
Em Rio Branco (AC), o nível subiu para 11,03 m e continua na faixa da normalidade.