

Um homem de 34 anos e uma mulher de 26 foram presos na noite da quinta-feira (01), por deixarem os próprios filhos sozinhos em casa, no bairro Floresta, Zona Sul de Porto Velho. Os meninos, um bebê de 1 ano e outro de 3 anos foram deixados sozinhos desde as 23h30 da noite do dia 31 de dezembro, até as 10h40 de 1º de janeiro, de acordo com o conselheiro tutelar, Edeilson Pimentel. Vizinhos denunciaram o caso.
Segundo o conselheiro, as crianças estavam de fato sozinhas e foram levadas para o Conselho Tutelar. Os pais foram encontrados horas depois, aparentemente embriagados, de acordo com o boletim de ocorrência. Dois boletins foram lavrados: um autuando os pais por abandono de incapaz, e outro por violência doméstica, já que a mãe teria sido violentada pelo marido.
De acordo com Pimentel, as crianças foram acolhidas pela avó, que está com a guarda provisória das crianças. Cerca de 15 crianças estão no Conselho Tutelar, vítimas de maus tratos, abandono de incapaz ou qualquer tipo de abuso. “Abandono de incapaz é uma das principais ocorrências, principalmente no final de semana e época de festas”, explica.
Para punir tais crimes a população precisa cooperar com o trabalho e denunciar através dos números 0800-647- 1311- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou no Disque 100 – para a Secretaria de Direitos Humanos. As ligações são gratuitas e a pessoa não precisa se identificar.(G1)