

Cerca de 20 suspeitos foram apreendidos durante a Operação Aluvião, realizada hoje (09), em Porto Velho, contra a extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Os detidos estão sendo levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, onde prestarão depoimento. Na ação, cinco balsas e uma draga foram flagradas extraindo minério, ilegalmente, e foram lacradas. A operação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em conjunto com as Polícias Federal e Ambiental.
A abordagem no rio teve início às 04h00 e foi encerrada por volta de 09h00. A fiscalização foi feita em aproximadamente 60 balsas e dragas no trecho da Área de Proteção Ambiental (APA) entre a Cachoeira de Santo Antônio e o Bairro Belmonte, onde nenhum trabalho de extração de ouro aluvião pode ser exercido. “A retirada do minério polui o rio com o mercúrio e ocasiona também o assoreamento e agrava o aumento do nível do rio”, explica o agente de proteção ambiental da Sedam da Sedam Paulo de Araújo.
A Operação Aluvião é um desdobramento da Operação Brasil Integrado, que ocorreu em dezembro de 2014 e, também, flagrou embarcações realizando garimpo ilegal no Rio Madeira. A ação pode desencadear ainda a autuação de outros crimes ambientais, ou tráficos de pessoas e drogas.