Roraima debate sugestões para incrementar os agronegócios

Elísio Contini, da Embrapa, alertou para necessidade de infraestrutura e logística para o escoamento da produção - Texto/Foto: Tayana Rubim

Elísio Contini, da Embrapa, alertou para necessidade de infraestrutura e logística para o escoamento da produção -  Texto/Foto: Tayana Rubim
Elísio Contini, da Embrapa, alertou para necessidade de infraestrutura e logística para o escoamento da produção – Texto/Foto: Tayana Rubim

Com o tema “Tecnologia, Mercado e Gestão”, começou na manhã desta quinta-feira (15), em Boa Vista (RR), o IV Encontro de Agronegócios, evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresa em Roraima (Sebrae/RR), com o patrocínio da SUFRAMA, destinado a  empreendedores,  produtores e empresários rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias. A programação vai até o dia 24 deste mês, em vários municípios de Roraima, com atividades que vão desde seminários, cursos, clínicas tecnológicas a visitas técnicas a propriedades rurais, abordando temas como  piscicultura, fruticultura, bovinocultura de corte e de leite, produção orgânica e grãos e seguimentos da cadeia produtiva.

A abertura oficial foi realizada no Espaço Domus, com a palestra “Os cenários do agronegócio brasileiro e seus reflexos na região Norte”, ministrado pelo chefe geral de Estudos Estratégicos e Capacitação da Embrapa  de Brasília, Elisio Contini, que apresentou dados comparativos entre a média nacional brasileira e a realidade no Estado. Dentre as sugestões para o crescimento do agronegócio roraimense, Contini apontou o investimento em infraestrutura e logística e elogiou a iniciativa de promover o Encontro, ressaltando a importância em dar continuidade ao evento, a fim de garantir melhorias em tecnologia e qualidade da produção rural da região.

A cerimônia  contou com a presença da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, do Secretário de Estado de Agricultura de Roraima, Álvaro Calegari, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Aírton Dias, e da diretora superintendente do órgão em Roraima, Luciana Surita, representantes da SUFRAMA e demais entidades parceiras na realização do evento.

Capacitações no interior

Em sua quarta edição, pela primeira vez, a programação de cursos do Encontro de Agronegócios será realizada também no interior de Roraima. Os municípios de Iracema, Alto Alegre, Bonfim, Normandia, Caroebe e São João da Baliza receberão a programação de cursos e clínicas tecnológicas oferecida no Seminário, nas áreas de piscicultura, bovinocultura de leite, bananicultura, controle de pragas e doenças na fruticultura, gestão da propriedade rural, agroecologia e defensivos agrícolas.

A SUFRAMA apoia eventos relacionados à sua missão institucional através de seleção via edital. O edital de patrocínios para eventos com realização prevista para o segundo semestre deste ano deve ser publicado no início de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui