RR: Ipem fiscaliza lojas de brinquedos na Capital

Em razão da comemoração do Dia das Crianças na próxima segunda-feira, 12, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem) iniciou na manhã desta quinta-feira, 08, uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam brinquedos.Serão cerca de 20 lojas inspecionadas por fiscais do Ipem, na periferia e Centro de Boa Vista. A ação terá a duração de dois dias e termina na sexta-feira, 09.


 
Durante a fiscalização, serão verificados se os produtos possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se as informações do produto estão descritas em português ou em caso de língua estrangeira, que haja tradução e o selo de advertência que informa como deve ser feito o uso do produto e faixa etária apropriada.

Conforme o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem, Alfredo Gadelha, caso seja encontrada alguma desconformidade, o produto será apreendido e levado ao Ipem. “A partir daí, nós damos um prazo de dez dias para o comerciante mostrar os documentos como nota fiscal e faturas”, relatou.

Caso seja constatada a irregularidade, o produto será destruído ou doado para alguma instituição beneficente, dependendo da característica e as lojas podem ser penalizadas. “Ainda tem a questão da penalidade que pode ser atribuída à empresa se ela não comprovar que aquele produto não foi adquirido de acordo com as normas. A punição varia de acordo com cada produto”, afirmou Gadelha.

Para a gerente de uma loja de brinquedos localizada no Centro, Cris Caiane, a fiscalização é importante não só para o cliente, mas também para o estabelecimento. “Não só pro pai, passar segurança, mas também pra quem vende. É importante saber que você está vendendo um produto com qualidade e a gente saber que a criança vai brincar com segurança”, frisou.

(Folha BV)

 

Artigo anteriorDupla mata homem a tiros em uma praça no Centro de Manaus
Próximo artigoCâmara discute em Manaus os efeitos da crise econômica sobre PIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui