Sema realiza soltura de quase 400 quelônios na RDS Puranga Conquista

Foto: Divulgação/Sema

Moradores de três comunidades da Reserva de Desenvolvimento (RDS) Puranga Conquista – Unidade de Conservação (UC) gerida pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) – realizaram, neste fim de semana, a soltura de 398 filhotes de quelônios. Por conta da pandemia, os monitores contaram com a supervisão a distância de técnicos da Sema nos processos de coleta dos ovos até a devolução dos animais à natureza.

A soltura dos filhotes de tracajás, irapucas e tartarugas ocorreu nas comunidades Nova Esperança, São Francisco do Chita e Bela Vista do Jaraqui. A atividade teve início no dia 23 de maio, em alusão ao Dia Mundial da Tartaruga, e seguiu até domingo (24/05), por meio dos monitores ambientais capacitados pela Sema Amazonas, segundo explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Foto: Divulgação/Sema

Em 2019, moradores das comunidades receberam capacitação de dois dias para realizar o monitoramento das espécies de quelônios da região. A ação na RDS inicia em agosto, momento em que ocorre a coleta de ovos das praias para os tabuleiros, onde ficam até o período de eclosão. Após o nascimento, os quelônios são colocados em piscinas artificiais e seguem no local até alcançarem o tamanho necessário para serem soltos na natureza em segurança.

A soltura de quelônios na Reserva contou ainda com a participação de monitores das comunidades Barreirinha e Novo Canaã. A atividade é realizada no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc) da Sema, executado em 13 Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui