

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) retirou sua candidatura à presidência do Senado, mas seu partido ainda não definiu que posição terá na eleição para presidência da Casa.
Valadares havia anunciado sua intenção de concorrer ao posto para promover o debate e estimular a transparência das decisões na Casa, mas saiu da disputa após o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) lançar sua candidatura sob a bandeira das reformas política e tributária.
O PSB, que ainda não fechou posição a favor de Luiz Henrique, havia condicionado seu apoio ao comprometimento do candidato com alguns temas, justamente as reformas defendidas pelo senador, e algumas pautas internas.
A candidatura de Luiz Henrique, no entanto, não conta com a anuência do PMDB no Senado, que só definirá um nome de consenso entre os senadores no final da tarde de sexta-feira.
O PMDB tem a maior bancada na Casa o que, tradicionalmente, daria ao partido o direito de indicar o presidente. O PT, que tem a segunda maior bancada, já anunciou que apoiará o nome indicado pelo PMDB. Há expectativa de que o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), busque um novo mandato.
Uma candidatura de um parlamentar da base aliada alternativa à de Renan era um desejo dos partidos de oposição e o presidente do PSDB, ra/Reuters)