Separatistas pró-Rússia preparam ofensiva no leste, diz Kiev

Comboio comunitário russo com 74 caminhões/Foto: Reuters

Comboio comunitário russo com 74 caminhões/Foto: Reuters

As autoridades ucranianas afirmaram hoje, domingo (16), que os separatistas pró-Rússia e as tropas russas se preparam para uma ofensiva, apesar da relativa calma no leste do país.

“Há sinais de que os rebeldes e as tropas russas estão se preparando para um ataque”, declarou o porta-voz militar ucraniano Andrii Lysenko durante uma coletiva de imprensa. Ele ressaltou, no entanto, que os bombardeios têm sido menos intensos do que nos dias anteriores.

Seis soldados ficaram feridos nas últimas 24 horas, anunciou. Kiev denuncia há mais de uma semana a entrada em massa no leste da Ucrânia de tanques e tropas russas, uma afirmação confirmada pela Otan, mas negada veementemente por Moscou.

Se a comunidade internacional teme uma ofensiva militar em grande escala, os especialistas internacionais consultados pela AFP consideram altamente improvável uma tal ação com a aproximação do inverno.

Lysenko também denunciou a chegada neste domingo no leste da Ucrânia de um novo comboio humanitário russo de 74 caminhões, em violação “de todas as exigências internacionais para o movimento de ajuda humanitária.”

Tais comboios humanitários russos, transferidos sem a participação da Cruz Vermelha e da Ucrânia e, portanto, sem controle, são um fator adicional de tensão na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui