Servidores acusados de envolvimento com juiz pedófilo de Tefé/Am são absolvidos

Juiz Antonio Carlos Branquinho envolvido no crime/Foto: Divulgação

Atendendo ao pedido do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), a Justiça Federal absolveu três servidores da Justiça do Trabalho acusados de envolvimento com a prática de abuso sexual de crianças e adolescentes por parte do ex-juiz do Trabalho Antônio Carlos Branquinho, nas dependências da Vara do Trabalho no município de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus.
Durante a tramitação da ação penal, não foram encontradas provas que confirmassem a participação dos servidores na prática dos crimes cometidos pelo ex-juiz, condenado a 33 anos de prisão.


Inicialmente, os servidores foram apontados como facilitadores e recrutadores de possíveis vítimas para o ex-juiz. Eles eram acusados de encerrar o expediente da Vara do Trabalho mais cedo, para facilitar a ação do ex-juiz, e de levar adolescentes para a sede do órgão, onde também estava instalada a residência funcional do ex-juiz, para manter relações sexuais com o então magistrado.

Juiz Antonio Carlos Branquinho envolvido no crime/Foto: Divulgação

Durante a instrução do processo, as provas coletadas não confirmaram as denúncias iniciais e, nas alegações finais, o MPF pediu a absolvição dos servidores públicos, destacando que eles também foram inocentados na apuração realizada em âmbito administrativo. A Justiça Federal também considerou que não há elementos que confirmem as acusações iniciais ou que vinculem os servidores aos crimes cometidos pelo ex-juiz e, no dia 9 deste mês, expediu sentença que absolveu os réus.

Atos libidinosos – O ex-juiz do Trabalho Antônio Carlos Branquinho foi condenado em dois processos criminais distintos, movidos pelo MPF entre os anos de 2010 e 2011, por pedofilia e aproveitamento indevido de cargo público e do poder de autoridade de juiz. O ex-juiz cumpre a pena de 33 anos de prisão em regime fechado desde julho de 2010.

Antônio Carlos Branquinho abusou de crianças e adolescentes dentro da Vara do Trabalho em Tefé, onde foi juiz do Trabalho entre os anos de 1994 e 2009.

Artigo anteriorOperação Padrão de peritos vai prejudicar investigações de crimes, em Manaus
Próximo artigoMorre Anacleto Azevedo, artista plástico do Boi Caprichoso, aos 34 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui