Setor agropecuário pode ficar mais forte após a pandemia

Foto: Reprodução

O agronegócio permanece com participação determinante na balança comercial e será um setor fundamental para a recuperação da economia por conta da crise ocasionada pela pandemia de covid-19. No Amazonas, o setor apresenta conquistas recentes que apontam para o caminho cada vez maior de consolidação de um projeto sustentável e economicamente viável para o Estado.


“A indústria em Manaus é muito importante, mas precisamos desenvolver matrizes econômicas complementares e nós acreditamos que setores como piscicultura, fruticultura, frutas tropicais admiradas pelo mundo e que temos aqui, podem ser um caminho de fortalecimento da nossa economia”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuaria do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

Apesar do setor de produção de hortaliças, frutas, e derivados do leite terem sido muito afetados por conta do fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia de covid-19, os incentivos vindos dos governos Federal e Estadual, que incluíram o segmento como atividade essencial, ajudaram a amenizar as perdas.

“No Amazonas, houve uma medida interessante: as feiras da ADS foram paralisadas e lançaram mão de estratégias delivery, mas mesmo assim caiu a renda. O governo fez a aquisição de metade dessa produção e destinou para instituições carentes, atividades essenciais e de vulnerabilidade social”, explicou.

Além disso, ele citou a certificação de 13 municípios no sul do Amazonas de status livre da vacinação obrigatória contra febre aftosa com registro de interesse do mercado japonês em adquirir a produção de carne.

Artigo anteriorCrimes ambientais podem ser denunciados por aplicativo
Próximo artigoMais de 70% dos professores aprovam aulas remotas durante a pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui